O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NAS AULAS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

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Júlia Dâmaris Fachini
Thais Eduarda Willemann
Wesley dos Reis Bezerra

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o planejamento e produção de um jogo online gerado através de Inteligências Artificiais, bem como suas contribuições para a formação de licenciandos em matemática. Seu referencial teórico tem como eixo principal noções advindas de Machado (2011), Ponte (2002), Silva (2023) e Valente (1999). A prática foi realizada na turma de sétima fase do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul, na disciplina de Introdução à Computação Matemática, com foco nos conteúdos matemáticos de equações e funções. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início em março de 2023 e foi finalizada em julho do mesmo ano e contou com quatro fases, dentre as quais, destacamos: coleta de ideias sobre jogos, construção de algoritmo e fluxograma do jogo escolhido, desenvolvimento do código de programação do jogo e escrita do relato de experiência. Conclui-se sobre esta atividade que: o uso das TICs por meio de uma abordagem construcionista e com uma metodologia pré-estabelecida é significativo no processo de ensino e de aprendizagem dos licenciandos em matemática; no decorrer da aplicação da atividade os alunos demonstraram interesse, tornando-se também responsáveis pela construção do seu próprio conhecimento e evidenciando a importância da disciplina na grade curricular do curso; esta prática auxiliou os alunos a desenvolverem os saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professores de matemática.

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Como Citar
Fachini, J. D., Willemann, T. E., & Bezerra, W. dos R. (2024). O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NAS AULAS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5144
Seção
Ciências Humanas- Educação