FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO COM CRIANÇAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A PEDAGOGIA

Autores

  • Gabriel Nunes Buique de Medeiros Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Angelisa Benetti Clebsch Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Física, Momentos pedagógicos, Anos iniciais

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo, apresentar uma ação didática desenvolvida por um acadêmico da 5º fase do curso de Licenciatura em Física, durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Física. A proposta foi de elaborar uma aula a ser aplicada com a 5º fase do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul. A ideia foi suprir uma lacuna na formação dos pedagogos, proporcionando conhecimentos e metodologias de fácil abordagem com o intuito de tornar o Ensino da Física compreensível e atrativo para crianças. A metodologia abordada baseou-se na proposta de experimentação de Carvalho e nos momentos pedagógicos propostos por Delizoicov. A experimentação ajudou os alunos a vivenciar situações reais de investigação científica, enquanto que os momentos pedagógicos estruturam a sequência didática que foi dividida em etapas abordando tópicos relacionados ao magnetismo. Os resultados demonstram que a aula despertou o interesse dos alunos pelo tema, possibilitando uma aprendizagem participativa. Já a abordagem que intercalou teoria e experimentos práticos, contribuiu para fixar um aprendizado significativo. Também foi observado engajamento dos alunos, assim como atenção e participação ativa. Portanto esta ação didática sobre o magnetismo contribui para preencher a lacuna na formação dos futuros pedagogos, no âmbito de fornecer conhecimento e metodologias atrativas para o ensino de Física com crianças. Enquanto que essa abordagem possui potencial para ser adaptada e introduzida em outros contextos educacionais, contribuindo para a melhoria do Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Medeiros, G. N. B. de, & Clebsch, A. B. (2024). FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A PEDAGOGIA. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5130

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Física