FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO COM CRIANÇAS RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A PEDAGOGIA

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Nunes Buique de Medeiros
Angelisa Benetti Clebsch

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo, apresentar uma ação didática desenvolvida por um acadêmico da 5º fase do curso de Licenciatura em Física, durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Física. A proposta foi de elaborar uma aula a ser aplicada com a 5º fase do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul. A ideia foi suprir uma lacuna na formação dos pedagogos, proporcionando conhecimentos e metodologias de fácil abordagem com o intuito de tornar o Ensino da Física compreensível e atrativo para crianças. A metodologia abordada baseou-se na proposta de experimentação de Carvalho e nos momentos pedagógicos propostos por Delizoicov. A experimentação ajudou os alunos a vivenciar situações reais de investigação científica, enquanto que os momentos pedagógicos estruturam a sequência didática que foi dividida em etapas abordando tópicos relacionados ao magnetismo. Os resultados demonstram que a aula despertou o interesse dos alunos pelo tema, possibilitando uma aprendizagem participativa. Já a abordagem que intercalou teoria e experimentos práticos, contribuiu para fixar um aprendizado significativo. Também foi observado engajamento dos alunos, assim como atenção e participação ativa. Portanto esta ação didática sobre o magnetismo contribui para preencher a lacuna na formação dos futuros pedagogos, no âmbito de fornecer conhecimento e metodologias atrativas para o ensino de Física com crianças. Enquanto que essa abordagem possui potencial para ser adaptada e introduzida em outros contextos educacionais, contribuindo para a melhoria do Ensino de Física.

Detalhes do artigo

Como Citar
Medeiros, G. N. B. de, & Clebsch, A. B. (2024). FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A PEDAGOGIA. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5130
Seção
Ciências Exata e da Terra - Física