CIRCUITO VERDE

UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Gabriela Paula de Jesus Delfino Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Alexandra Goede de Souza Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Gabrieli Wasilkosky Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Gabriel Heuer Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Denize Gabrieli Dacechen Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Sistema Agroflorestal, Reciclagem, Responsabilidade ambiental, Trilha ecológica

Resumo

A educação ambiental como ferramenta de aprendizagem, está cada dia mais presente no nosso cotidiano e visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e formação de uma consciência socioambiental. O objetivo do projeto foi proporcionar um ambiente com perspectiva integrada para intervenção pedagógica junto aos estudantes da rede municipal de educação do Alto Vale do Itajaí, SC, grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e comunidade em geral oferecendo um espaço não formal de ensino para melhorar o interesse sobre os conteúdos relacionados ao meio ambiente, inclusão social, formação cidadã e desenvolvimento social. O projeto foi desenvolvido quinzenalmente no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul, envolvendo: Relógio do corpo humano com plantas medicinais, sistema agroflorestal, reciclagem de óleo de cozinha para produção de sabão e trilha ecológica no formato de circuito. Por tratar-se de projeto envolvendo diversas áreas, estavam envolvidos na sua execução estudantes do curso de Agronomia, do PET Agroecologia Rural Sustentável e do curso técnico em Agropecuária. As atividades sempre iniciaram com trilha ecológica, SAF, relógio do corpo humano, finalizando a oficina de reciclagem com a produção de sabão. Cada circuito teve duração de três horas. Participaram do projeto cerca de 500 estudantes entre os anos de 2022 e 2023, além de outras 150 pessoas da comunidade em geral. A integração entre as práticas pedagógicas mostrou-se eficiente em despertar o interesse nos estudantes por temas ambientais contribuindo na formação de uma consciência socioambiental. Permitiu a prática da extensão pelos estudantes e profissionais do IFC e o convívio com a diversidade, auxiliando na preparação dos estudantes para a vida cidadã, pautada na responsabilidade social e ambiental. Por fim, o projeto proporcionou maior interação com a comunidade, auxiliando na promoção da discussão de problemas ambientais atuais.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Delfino, G. P. de J., Souza, A. G. de, Wasilkosky, G., Heuer, G., & Dacechen, D. G. (2024). CIRCUITO VERDE: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5111