AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA um relato de experiência

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Diego Antonio Goulart
Gilmar Liz Barbosa
Ueró Bohmann Leite da Luz
Neila de Toledo e Toledo

Resumo

O presente relato tem como objetivo socializar as reflexões acerca da experiência vivida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul dentro do ambiente escolar. O estudo enfatiza a desconexão existente entre a formação teórica recebida pelos futuros docentes nas instituições de ensino superior e a prática efetiva nas salas de aula das escolas de educação básica. Para evidenciar a atuação prática do PIBID, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do oitavo ano na escola-campo do PIBID. A oficina teve como tema a álgebra contextualizada no cotidiano, promovendo um “desvendar dos preços” em um mercado fictício. Após a aplicação, os resultados da oficina demonstraram que o PIBID desempenha um papel fundamental ao fornecer uma abordagem prática e inovadora para lidar com a diversidade de habilidades dos alunos em sala de aula. Por fim, o estudo destaca que, apesar dos avanços proporcionados pelo PIBID, a formação de professores ainda enfrenta desafios que comprometem a qualidade da educação básica. Sendo necessário um compromisso ético e político para promover uma formação adequada dos docentes, visando uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade. O PIBID, juntamente com outras iniciativas e esforços, representa um importante passo para a transformação educacional no país.

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Como Citar
Goulart, D. A., Barbosa, G. L., Luz, U. B. L. da, & Toledo, N. de T. e. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um relato de experiência. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5073
Seção
Ciências Exatas e da Terra- Matemática