AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
um relato de experiência
Palavras-chave:
Oficina pedagógica, Álgebra, EnsinoResumo
O presente relato tem como objetivo socializar as reflexões acerca da experiência vivida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul dentro do ambiente escolar. O estudo enfatiza a desconexão existente entre a formação teórica recebida pelos futuros docentes nas instituições de ensino superior e a prática efetiva nas salas de aula das escolas de educação básica. Para evidenciar a atuação prática do PIBID, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do oitavo ano na escola-campo do PIBID. A oficina teve como tema a álgebra contextualizada no cotidiano, promovendo um “desvendar dos preços” em um mercado fictício. Após a aplicação, os resultados da oficina demonstraram que o PIBID desempenha um papel fundamental ao fornecer uma abordagem prática e inovadora para lidar com a diversidade de habilidades dos alunos em sala de aula. Por fim, o estudo destaca que, apesar dos avanços proporcionados pelo PIBID, a formação de professores ainda enfrenta desafios que comprometem a qualidade da educação básica. Sendo necessário um compromisso ético e político para promover uma formação adequada dos docentes, visando uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade. O PIBID, juntamente com outras iniciativas e esforços, representa um importante passo para a transformação educacional no país.