AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

um relato de experiência

Autores

  • Diego Antonio Goulart Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul
  • Gilmar Liz Barbosa Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul
  • Ueró Bohmann Leite da Luz Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul
  • Neila de Toledo e Toledo Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Álgebra, Ensino

Resumo

O presente relato tem como objetivo socializar as reflexões acerca da experiência vivida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul dentro do ambiente escolar. O estudo enfatiza a desconexão existente entre a formação teórica recebida pelos futuros docentes nas instituições de ensino superior e a prática efetiva nas salas de aula das escolas de educação básica. Para evidenciar a atuação prática do PIBID, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do oitavo ano na escola-campo do PIBID. A oficina teve como tema a álgebra contextualizada no cotidiano, promovendo um “desvendar dos preços” em um mercado fictício. Após a aplicação, os resultados da oficina demonstraram que o PIBID desempenha um papel fundamental ao fornecer uma abordagem prática e inovadora para lidar com a diversidade de habilidades dos alunos em sala de aula. Por fim, o estudo destaca que, apesar dos avanços proporcionados pelo PIBID, a formação de professores ainda enfrenta desafios que comprometem a qualidade da educação básica. Sendo necessário um compromisso ético e político para promover uma formação adequada dos docentes, visando uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade. O PIBID, juntamente com outras iniciativas e esforços, representa um importante passo para a transformação educacional no país.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Goulart, D. A., Barbosa, G. L., Luz, U. B. L. da, & Toledo, N. de T. e. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um relato de experiência. Anais Da Feira Do Conhecimento Tecnológico E Científico, 1(24). Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fetec/article/view/5073

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Matemática