APRENDENDO A APRENDER

Autores

  • Luciana Carrion Carvalho IFC https://orcid.org/0000-0002-2659-4359
  • Luiz Leandro dos Reis Fortaleza IFC
  • Jaqueline Giovanna Damaceno Oliveira
  • Bruna de Morais Lemos
  • Bruno de Oliveira da Silva
  • Taís Taís Leiliane Ribeiro Schmoller

Resumo

A taxa de analfabetismo no Brasil tem sido reduzida nos últimos anos, de acordo com o IBGE (Censo Demográfico, 2010), uma redução de 11,5% para 8,7%, aproximadamente, em 8 anos (esses números certamente mudarão após nova pesquisa, levando em consideração à pandemia, para a atualização dos dados). Entretanto, ainda existem pessoas que não são alfabetizadas, o foco do nosso trabalho será esse público que não teve oportunidade de finalizar seus estudos. Importante para o desenvolvimento pessoal e também do país, que as pessoas possuam uma visão política, cultural, social e histórica a fim de que vivam de maneira mais crítica sobre a realidade que as rodeia. Como fonte bibliográfica, utilizamos os conceitos das obras de Freire na execução do projeto. Após essas compreensões obtidas, passamos para o desenvolvimento de um site como instrumento facilitador à aprendizagem. O objetivo geral do estudo é compreender o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, compartilhar os achados da pesquisa em um site, conciliando o pensamento de Paulo Freire e a Tecnologia.

Biografia do Autor

Luciana Carrion Carvalho, IFC

Doutora em Educação (UFSM - 2020). Mestra em Educação (UFSM-2015). Especialização em Gestão Pública & Sociedade (UFT/UFRGS - 2012). Especialização em Educação de Surdos (UNISC - 2003). Licenciatura em Educadora Especial (UFSM - 1999). Docente do Instituto Federal Catarinense – IFC. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9836369128480799

Downloads

Publicado

2021-12-12

Edição

Seção

Artigos