MULHERES NA MATEMÁTICA: FAZENDO HISTÓRIA

Autores

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou analisar como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática nos últimos cinco anos. De caráter bibliográfico, o estado da arte constatou que, de um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e do Grupo Interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS) que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação matemática e práticas pedagógicas.

Downloads

Publicado

2021-12-12

Edição

Seção

Artigos