COM TEXTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
Literatura decolonial, letramento literário, educação inclusivaResumo
O projeto de ensino “Com Texto Literário – Descolonizando leituras” existe há três anos no Campus Ibirama e visa criar um espaço de leitura e discussão de obras literárias de diversos gêneros e principalmente incentivar a leitura de autores que historicamente tem tido suas vozes silenciadas (mulheres, negros, indígí enas, pessoas com deficiência, imigrantes, entre outros), a partir de uma perspectiva decolonial. O projeto tem como referencial teórico CANDIDO (2011), COSSON (2006), MACEDO (2021) e MACHADO e SOARES (2021), e consiste em encontros quinzenais, de 50 minutos de duração. Tem como objetivo principal propiciar o aprofundamento do conhecimentos acerca de diferentes gêneros literários, bem como desenvolver o letramento literário dos participantes e estimular a construção de um olhar crítico sobre a obra literária, valorizando e respeitando a diversidade, através dos diálogos e debates que ocorrem em cada encontro. Começamos o ano de 2023 apresentando o projeto somente para os primeiros anos, pois como eram recém chegados no instituto não o conheciam. Essa divulgação fez com que nos primeiros encontros tivéssemos a média de 60 pessoas participando, por isso decidimos dividir em dois grupos para deixar as pessoas mais confortáveis para falar. Com o passar dos
encontros houve uma diminuição no número de participantes, agora temos uma média de 25–30 pessoas por encontro. Há dias em que os estudantes participam muito e outros dias com menos participação, e os alunos eventualmente trazem experiências pessoais que se relacionam com os assuntos dos contos. Este ano já tivemos diversas leituras em conjunto, lemos autores que discutem diferentes temáticas em suas obras. Dentre os autores, citamos Ursula K. Le Guin, Marina Monteiro, Mariana Enriquez, Íris Figueiredo e Jhumpa Lahiri, além de contos e mitos populares de diferentes culturas não–europeias. A escolha das obras literárias ocorre conforme sugestões da coordenadora e das bolsistas ou de acordo com indicações dos participantes, em decisões tomadas coletivamente. A cada encontro a autora / o autor também é introduzido ao grupo. Para o segundo semestre, pretendemos ter leituras mais extensas, e ampliar os nossos encontros com novos autores, participações especiais e atividades diferentes como oficinas, oferecidas não somente aos participantes do projeto, mas a quem quiser participar. Até o momento, temos percebido resultados como aumento na compreensão das especificidades dos textos que compõem o corpus de leitura e desenvolvimento de habilidades de expressão oral e de escuta ativa.