GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rogério de Jesus Abreu Junior IFC - Campus Ibirama
  • Eduardo Brandl IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Geometria, Matemática, Oficinas, GeoGebra

Resumo

Muitas são as dificuldades apresentadas pelos estudantes na disciplina de Matemática, conforme apontam pesquisas e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dentre as dificuldades apontadas destacam-se as que envolvem o conteúdo de Geometria, decorrente de vários fatores, dentre eles, a excessiva valorização da Aritmética e da Álgebra no currículo escolar em detrimento da Geometria. O projeto de Ensino denominado “Geometria no Ensino Médio" tem como objetivo principal desenvolver algumas competências matemáticas relacionadas à Geometria por meio da organização de oficinas  que contribuam para a evolução do pensamento geométrico dos estudantes do Ensino Médio. Este projeto foi organizado para atender estudantes que tenham interesse ou possuam alguma dificuldade nesta área, buscando motivar e potencializar a aprendizagem, de forma que possam desenvolver o pensamento geométrico e resgatar a importância da Geometria durante a formação escolar. A metodologia deste projeto se baseia em oficinas que são organizadas e ministradas pelo bolsista, envolvendo, principalmente, a revisão de conteúdos de Geometria do Ensino Fundamental. As oficinas ocorrem em período extraclasse, sendo abertas a todos os estudantes do Ensino Médio que manifestarem interesse. A primeira oficina contemplou o estudo dos triângulos e suas propriedades, a segunda abordou os quadriláteros, suas características, propriedades e a relação de inclusão entre eles  e a próxima oficina que está em construção abordará a área de figuras geométricas (quadriláteros, triângulos e hexágonos regulares) trazendo aos estudantes as diversas formas de interpretar e resolver as questões relacionadas a área. Em todas as oficinas, faz–se o uso do software GeoGebra para auxiliar nas explicações e no entendimento dos estudantes, pois se trata de um software livre, de fácil manipulação e que contribui para a construção de variados objetos matemáticos e que podem ser modificados dinamicamente, contribuindo para a visualização e compreensão.  No início de cada oficina são aplicadas avaliações diagnósticas e estas comprovam que os estudantes, de modo geral, apresentam dificuldades em Geometria. Durante a execução das oficinas é organizado um roteiro de atividades e questionamentos em relação ao conteúdo que está sendo desenvolvido de forma a possibilitar o avanço gradual na aquisição das habilidades e competências. Ao final, é realizada uma breve avaliação a fim de verificar os avanços e as limitações de cada estudante. A observação das atividades desenvolvidas nas oficinas mostrou que elas contribuíram  de maneira  significativa  na  compreensão  de  conteúdos  de Geometria do  Ensino  Fundamental  e  em muitos  casos,  baseados  nos  relatos  dos  participantes,  alguns  destes  tópicos  não  tinham  sido abordados  em  momentos  anteriores  da  escolaridade ou abordados de modo superficial,  ressaltando, deste modo,  a  importância  da  abordagem destes conteúdos de Geometria, por meio de oficinas em período extraclasse

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Publicado

2023-11-27