VAMOS DOMINAR OS DADOS, LINHAS E NÓS?

Autores

  • Jenifer Peres IFC - campus Ibirama
  • Bianca Bazzanella IFC - Campus Ibirama
  • Thais Carina Goulart IFC - Campus Ibirama
  • Flávia Regina Back IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Permanência, Êxito, Ingressantes, Rotinas, Ensino Médio Integrado

Resumo

O projeto de ensino "Vamos dominar os dados, linhas e nós?" procura promover a integração dos estudantes ingressantes de 2023 no campus Ibirama do Instituto Federal Catarinense (IFC), preparando–os para as atividades pedagógicas e contribuindo para sua permanência e êxito na instituição. O projeto abrange atividades como acolhida aos novos estudantes dos cursos de ensino médio integrado, apresentação das rotinas institucionais, introdução às atividades nas áreas de conhecimento, além de estimular o desenvolvimento de rotinas e hábitos de estudos. A metodologia prevê a realização de encontros no período de março a novembro de 2023, totalizando 40 horas, em consonância com o calendário acadêmico dos cursos integrados. Os encontros são conduzidos pelas estudantes bolsistas, coordenadora e colaboradores, e abrangem um tour pela história da instituição, a apresentação dos principais setores de atendimento (SISAE, Biblioteca e RACI), aplicação de questionário de diagnóstico de aprendizagem, indicação de monitorias e realização de oficinas sobre hábitos de estudo. Espera–se que os estudantes adquiram familiaridade com as rotinas da instituição, desenvolvam suas habilidades de relacionamento, autoconhecimento e autoestima, aprendam a adotar hábitos e rotinas de estudo eficazes, otimizem seu tempo e alcancem um melhor desempenho acadêmico, contribuindo para sua permanência e êxito escolar. Com base nos resultados preliminares, foi identificado que algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes incluem a adaptação à nova rotina escolar, a falta de organização nos estudos e excesso de atividades. Considerando as quinze disciplinas em média no primeiro ano, mensurou–se o grau de dificuldade e/ou facilidade percebida pelos estudantes. Essa análise indicou que 72,5% dos estudantes perceberam facilidade de aprendizado, enquanto 27,5% relataram alguma dificuldade. Ao abordar não apenas a apresentação das rotinas institucionais, mas também o desenvolvimento de habilidades de estudo e aprendizado, o projeto busca não somente facilitar a transição dos estudantes para a vida acadêmica, mas também equipá–los com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios com confiança e alcançar bom desempenho acadêmico. Através dessa iniciativa, espera–se não apenas melhorar a experiência dos estudantes, mas também promover um ambiente propício ao crescimento pessoal e ao sucesso contínuo ao longo de sua jornada educacional no IFC Ibirama. O projeto possui financiamento institucional, por meio do Edital 64/2022 da Pró–reitoria de Ensino do Instituto Federal Catarinense, cujo objetivo foi selecionar e fomentar Projetos de Ensino que visem à melhoria do processo de ensino e aprendizagem no âmbito dos cursos ofertados pelo IFC.

Downloads

Publicado

2023-11-27