A CONTRIBUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DO EMI
Palavras-chave:
Aprendizagem, Matemática, Língua Portuguesa, EMIResumo
O projeto intitulado de "A contribuição da Língua Portuguesa e Matemática na aprendizagem do EMI" tem como precípuo objetivo possibilitar que o estudante ingressante possa revisitar alguns conceitos básicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando–o acompanhar os componentes curriculares do Ensino Médio Integrado. O projeto visa, através da realização de uma prova diagnóstica, bem como da análise dos docentes no decurso do ano letivo, identificar conceitos nos quais os alunos ingressantes possuem determinada dificuldade. Após a apresentação dos resultados aos estudantes selecionados, convidamo–los a participar das oficinas ofertadas pelo projeto. As oficinas podem ser presenciais ou de forma remota, dependendo da condição e das possibilidades dos estudantes envolvidos naquele momento e são realizadas duas vezes ao mês, almejando a contribuição para a elevação de desempenho e a atenuação das possibilidades de desistência dos estudantes. Ademais, é desenvolvido um calendário para as oficinas a partir das dificuldades apresentadas pelos estudantes ingressantes e do planejamento de docentes da instituição, o que possibilita ao estudante uma revisita a conceitos que serão requisitados por professores das distintas áreas do conhecimento Espera–se com este projeto, que os estudantes tenham a oportunidade de, por meio das oficinas, adquirir uma carga maior de conhecimento, situação que, caso concretizada, é capaz de acarretar a diminuição do número de reprovações e desistências dos cursos do EMI. Ao final do ano letivo, é feita uma reavaliação, que contém os conceitos manuseados durante o ano letivo, para que se possa averiguar a contribuição do projeto no aprendizado dos participantes. Esse processo relacional permite maior fluidez das aulas, visto que os estudantes terão a possibilidade de acompanhar o nível de conhecimento esperado para a série em curso.