LINGUÍSTICA PARA EDUCADORES
Palavras-chave:
Linguística, Educadores, alfabetização, leituraResumo
Este projeto de pesquisa científica e tecnológica dá continuidade às pesquisas realizadas pelo projeto “Estratégias para a compreensão leitora e formação de professores: compromisso de todas as áreas”, realizado entre agosto de 2018 e julho de 2019, pelo Edital 32/2018, e ao projeto de mesmo nome desenvolvido em 2020, e que alcançaram diversos resultados; bem como o projeto “Estratégias para a compreensão leitora: processos educativos e formativos”, realizado em 2021 através do Edital 4/2020. Além disso, é derivado dos estudos desenvolvidos pela coordenadora em seu estágio de pós–doutoramento realizado em 2022. Este projeto está inserido no Grupo de pesquisa Processos Educativos, na linha de pesquisa Educação linguística, do Instituto Federal Catarinense (IFC), liderado pela Coordenadora deste projeto. O problema de pesquisa é o baixo índice de competência leitora dos jovens de 15 anos no Brasil, pelos dados do último PISA (BRASIL, 2020; OCDE, 2019) e esse problema pode ser remediado a partir da formação de professores. Por isso, a hipótese deste estudo é que os professores não recebem orientação sobre como ensinar leitura aos estudantes da educação básica. Por isso esta pesquisa se propõe a investigar sobre a pesquisa em leitura e a formação dos professores. Aqui neste projeto será realizada a pesquisa sobre leitura, especificamente sobre estratégias para a compreensão. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa haverá a formação em iniciação científica do estudante para ser uma agente mediadora de leitura. O tema é, portanto, formação de professores de todas as áreas em leitura: uma habilidade cognitiva, uma atividade coletiva e interdisciplinar. A justificativa deste projeto é a escassez de formação de professores na linguística, especialmente para a alfabetização e a leitura, nos diversos cursos de licenciatura, especialmente Pedagogia e Letras.