LEITURA E INTERPRETAÇÃO

PASSAPORTE PARA O SUCESSO

Autores

  • Nicoli Zimmermann da Silva IFC - Campus Ibirama
  • Lisiane De Cesaro IFC - Campus Ibirama
  • Sonia Schappo Imhof IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Redação, interpretação, provas, ENEM

Resumo

O projeto “Leitura e interpretação: passaporte para o sucesso está integrado”, é realizado com fomento do Campus Ibirama por meio do Edital de Extensão n. 13/2021, com o objetivo da oferta de um curso a fim de auxiliar aos estudantes, não somente do Campus, mas também de outras escolas da região que desejam realizar a prova do Enem entre outros vestibulares, a desenvolver suas capacidades interpretativas e linguísticas, facilitando a compreensão das questões também como sua resolução. Além de proporcionar ao educando através da leitura, a oportunidade de expansão dos horizontes pessoais e culturais, avalizando a sua constituição crítica e emancipadora e o interesse pela leitura de autores brasileiros. De forma a melhorar a capacidade de compreensão e interpretação de textos. Nas oficinas, serão utilizados materiais prontos e também desenvolvidos pelos membros do projeto para a realização de  atividades diferenciadas de leitura de contos, crônicas e poesias de escritores da Literatura Brasileira que são reconhecidos por suas produções, como Álvares de Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cruz e Sousa, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Hoyêdo Lins, Lindolfo Bell, Luis Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Raul Caldas Filho, Simões Lopes Neto, Vinicius de Moraes e os autores com obras indicadas nos vestibulares. O curso trabalhará tanto questões voltadas para a interpretação quanto para a gramática, por isso o projeto se tornará bem amplo e flexível. Com a quantidade de textos e informações disponibilizadas também é possível desenvolver um repertório mais eficaz para a redação, considerando que leitura e escrita são dimensões inseparáveis para a produção de um bom texto. Segundo Cavalcante (2016), “os sentidos do texto’, indica que podemos inferir outras ações na escrita, oralidade e outras formas de apresentação dos textos produzidos pelos estudantes após as leituras dos contos, crônicas e poesias. Trabalhar a coesão, a coerência, a indicação do seja plágio, citação, alusão, paródia, paráfrase tudo isso para que tenham mais segurança na hora de ler, interpretar e produzir textos tanto para o ENEM, vestibulares que são nosso foco, como para as disciplinas que frequentam e, de modo geral, para a vida. Considerando que com uma maior facilidade no campo de linguagens e suas tecnologias e obtendo mais acertos, as notas dos estudantes aumentam e concomitantemente, as suas chances de conseguir uma vaga na faculdade. O projeto possui uma relevância social, ajudando na geração de empregos e numa melhor formação dos estudantes que desejarem. Ainda vislumbra-se trabalhar no projeto os livros solicitados em alguns vestibulares e mostrar como eles serão cobrados, aumentando ainda mais o conhecimento do estudante em relação a prova que irá ser realizada, o que é muito importante. Trataremos com mais foco a leitura dos livros que foram solicitados na UFSC, já que ela é um dos objetivos do projeto. Em outras palavras, é bom saber como a prova funciona e não somente ter o conhecimento pedido, pois assim, pode-se evitar o nervosismo e melhorar o rendimento e a qualidade de realização da prova, assim, como guiar melhor os estudos.

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Publicado

2022-09-26