A CONTRIBUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DO EMI

Autores

  • Júlia Pavanello IFC - Campus Ibirama
  • Sonia Schappo Imhof IFC - Campus Ibirama
  • Camila Sita Küster IFC - Campus Ibirama
  • Ilizete Gonçalves Lenartovicz IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Matemática, Língua Portuguesa, Dificuldades, EMI

Resumo

O projeto intitulado de "A contribuição da Língua Portuguesa e Matemática na aprendizagem do EMI'' tem como precípuo objetivo possibilitar que o estudante ingressante possa revisitar alguns conceitos básicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando-o acompanhar os componentes curriculares do Ensino Médio Integrado. O projeto visa, através da realização de uma prova diagnóstica, bem como da análise dos docentes no decurso do ano letivo, a identificar conceitos nos quais os alunos ingressantes possuem determinada dificuldade. Após a apresentação dos resultados aos estudantes selecionados, convidamo-los a participar das oficinas ofertadas pelo projeto. As oficinas podem ser presenciais ou de forma remota, dependendo da condição e das possibilidades dos estudantes envolvidos naquele momento e são realizadas duas vezes ao mês, almejando a contribuição para a elevação de desempenho e a atenuação das possibilidades de desistência dos estudantes. Espera-se que os estudantes tenham a oportunidade de, por meio das oficinas, adquirir uma carga maior de conhecimento, situação que, caso concretizada, é capaz de acarretar a diminuição do número de reprovações e desistências dos cursos do EMI. Contraposto aos objetivos do projeto, há o risco do não comparecimento dos estudantes no mesmo, pois se trata de um convite. Portanto, são enviados comunicados aos pais para deixá-los cientes da ocorrência das oficinas, bem como das datas em que elas ocorrerão. Ao final do ano letivo, será feita uma reavaliação, que conterá os conceitos manuseados durante o ano letivo, para que se possa averiguar a contribuição do projeto no aprendizado dos participantes. Ademais, foi desenvolvido um calendário para as oficinas a partir das dificuldades apresentadas pelos estudantes ingressantes e do planejamento de docentes da instituição, o que possibilita ao estudante uma revisita a conceitos que serão requisitados por professores das distintas áreas do conhecimento. Esse processo relacional permite maior fluidez das aulas, visto que os estudantes terão a possibilidade de acompanhar o nível de conhecimento esperado para a série em curso.

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Publicado

2022-09-19