GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ruan Siewert Menegalli IFC - Campus Ibirama
  • Eduardo Brandl IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Geometria, oficinas, GeoGebra

Resumo

Muitas são as dificuldades apresentadas pelos estudantes na disciplina de Matemática conforme apontam pesquisas e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dentre as dificuldades apontadas destacam-se as que envolvem o conteúdo de Geometria, decorrente de vários fatores, dentre eles, a excessiva valorização da Aritmética e da Álgebra no currículo escolar em detrimento da Geometria. Este projeto de ensino tem como objetivo, portanto, desenvolver algumas competências matemáticas relacionadas à Geometria por meio da organização de atividades intencionais que contribuam para a evolução do pensamento geométrico dos estudantes do Ensino Médio por meio da oferta de oficinas em horário extraclasse. Espera-se ainda que os estudantes tenham acesso a conteúdos de Geometria do Ensino Fundamental que são essenciais para a continuidade de estudos nessa área e que contribuam para a compreensão dos tópicos abordados no Ensino Médio. Para isso foi realizada consulta a comunicações científicas  e relatos de experiências publicados nos anais de eventos de Matemática e com base nestas produções científicas e de acordo com as necessidades que surgiram durante o projeto, foram elaborados materiais e atividades  para a oferta das oficinas de Geometria com o uso do software GeoGebra, um aplicativo cuja distribuição é livre, oportuniza a interação do estudante e possibilita a construção e transformação das figuras geométricas e a visualização concomitante das janelas gráfica e algébrica. Este projeto foi iniciado em 2021 de modo remoto, e em 2022 as oficinas foram remodeladas e ofertadas de forma presencial. Na primeira oficina abordou-se a condição de existência de triângulos, a classificação quanto aos lados e ângulos, as definições de mediana, bissetriz e altura. A segunda oficina abordou os quadriláteros na qual se trabalhou as características e propriedades do paralelogramo, quadrado, retângulo, losango e trapézio, bem como a relação de inclusão entre eles. As avaliações diagnósticas aplicadas no início das duas oficinas comprovam que os estudantes, de modo geral, apresentam dificuldades em geometria, reafirmando a importância das oficinas. Na sequência foi elaborada e ministrada uma terceira oficina sobre transformações geométricas, com foco nas transformações isométricas: translação, rotação e reflexão. Ressalta-se que este tópico está previsto na Base Nacional Comum Curricular tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio e os novos livros didáticos também dedicam um capítulo ao estudo deste assunto. Partindo da premissa de que nem sempre é possível desenvolver este conteúdo em sala de aula, mostrou-se oportuno oferecê-lo em momento extraclasse. A observação das atividades desenvolvidas nas oficinas mostrou que elas contribuíram de maneira significativa na revisão de conteúdos do Ensino Fundamental e em muitos casos, baseados nos relatos dos participantes, alguns destes tópicos não tinham sido abordados em momentos anteriores da escolaridade, ressaltando a importância da abordagem destes conteúdos de Geometria.

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Publicado

2022-09-19