MONTAGEM CÊNICA

EDIÇÃO 3

Autores

  • Luana Tambani IFC - Campus Ibirama
  • Lucas Alberti da Costa IFC - Campus Ibirama
  • Raissa Laura Gilli IFC - Campus Ibirama
  • Márcio Monticelli Albani IFC - Campus Ibirama
  • Aline da Silva Meyer IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Montagem Teatral, expressão corporal, expressão vocal, criação dramatúrgica, atividades artísticas Cuca de Teatro

Resumo

O Projeto de Ensino “Montagem Cênica – Edição 03” é um projeto de Oficina de Montagem Teatral com aulas de expressão corporal, expressão vocal e criação dramatúrgica, visando realizar apresentações dentro e fora da Instituição e a manutenção das atividades artísticas do grupo Cuca de Teatro no Campus Ibirama. Ensinar o conteúdo disciplinar, atualmente, não é a única função da escola. Enquanto Instituição formadora, ela deve viabilizar formas de acesso ao lazer, à cultura, às práticas esportivas, permitindo a integração mais efetiva dos alunos/as na sociedade. Nesse sentido, o teatro tem um papel importante na vida dos/as estudantes, uma vez que, sendo devidamente utilizado, auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo, despertando o gosto pela leitura, promovendo a socialização e, principalmente, melhorando a aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola. Além disso, sob a perspectiva de obra de Arte, o teatro também incomoda, no sentido filosófico, porque faz repensar e querer modificar a realidade instaurada. Ademais, possui caráter lúdico e constitui-se como forma de lazer. As manifestações artísticas devem fazer cada vez mais parte do cotidiano dos estudantes, pois elas nos envolvem, divertem, surpreendem, amedrontam, fazem pensar e desenvolvem a sensibilidade e a criatividade, tão importante nos dias de hoje. De acordo com o PCN Ensino Médio+: Orientações Educacionais Complementares, no artigo de Maria Heloisa Ferraz e Rosa Lavelberg: Os conhecimentos artísticos e estéticos são necessários para que a leitura e a interpretação do mundo sejam consistentes, críticas e acessíveis à compreensão do aluno. Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, tais saberes podem aprimorar a participação dos jovens na sociedade e promover a formação de sua identidade cultural. (2000, p. 179) Estimular a produção artístico-cultural dos alunos é também uma forma de fortalecer as ações culturais dentro do Campus, ampliando o leque de conhecimentos através da arte cênica. Promover a criação de um espetáculo cênico experimentando as diversas possibilidades da criação artística, dentre elas a dança, o teatro e a performance, para ser apresentado no IFC e em outros espaços fora do Campus, esse é o propósito deste projeto.

Downloads

Publicado

2022-09-19