COM TEXTO LITERÁRIO

DESCOLONIZANDO LEITURAS

Autores

  • Julia Gabriely Jacinto Schulz IFC - Campus Ibirama
  • Carolini Cerutti IFC - Campus Ibirama
  • Francisleth Battisti IFC - Campus Ibirama
  • Aline Meyer IFC - Campus Ibirama
  • Amalia Cardona Leites IFC - Campus Ibirama

Palavras-chave:

Letramento literário, letramento crítico, literatura decolonial

Resumo

O projeto de extensão “Com Texto Literário” foi criado em 2021 no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Ibirama, visando a criação de um espaço que promovesse o letramento literário e oportunizasse a fruição da literatura. Como afirma Antonio Candido, a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável de todas as pessoas, uma vez que não há ser humano que possa viver sem fabulação. No entanto, ano após ano as leituras trabalhadas nas salas de aula do Ensino Médio repetem os mesmos autores, em sua imensa maioria homens brancos, heterossexuais, de classes sociais altas. A partir desta constatação, em 2022 o projeto passou a debruçar-se sobre obras literárias não convencionais, produzidas por sujeitos que ao longo do tempo tiveram suas vozes silenciadas – como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência, imigrantes, entre outros. Através de diálogos e debates, os objetivos são propiciar o aprofundamento dos conhecimentos acerca de diferentes gêneros literários e estimular a construção de um olhar crítico sobre a obra literária, valorizando e respeitando a diversidade. O debate de obras literárias não-canônicas visa também promover ações que contribuam para o desenvolvimento das diversas formas de leitura e as valorizem, contribuindo para uma formação mais humanista e respeitosa dos participantes. O projeto está em andamento e tem como público-alvo estudantes do Técnico Integrado do IFC Ibirama e jovens que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ibirama, em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. Atualmente atende aproximadamente trinta e cinco jovens, com idade entre treze e dezoito anos. Como resultados parciais, obtidos por meio de um questionário que foi realizado no mês de junho e aplicado com os estudantes do Campus, percebemos o desenvolvimento dos participantes quanto a sua capacidade de compreensão das obras e análise crítica das mesmas, contribuindo para o letramento literário e pensamento crítico dos jovens.

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Publicado

2022-09-19