Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os Anais da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama (ISSN 2764-5371) tem por objetivos registrar e apresentar à comunidade científica o resumo simples dos trabalhos submetidos a diferentes editais de incentivo referentes a ensino, pesquisa e extensão, e que foram aprovados e executados neste campus do IFC.

Seções

Os Anais se dividem em 4 seções, sendo: artigos; resumos da pesquisa; resumos da extensão e resumos do ensino.

Entende-se por Pesquisa toda a produção de conhecimento novo a partir de levantamentos bibliográficos e/ou experimentos. A Extensão é caracterizada, basicamente, pelo processo educativo, cultural, social,  científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos, visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. E o Ensino é tudo aquilo que se fundamenta em bases filosóficas,  epistemológicas, metodológicas, socioculturais e legais, expressas no seu Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), norteado pelos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; educação como processo de formação na vida e para a vida; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; garantia à diversidade;  valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o  trabalho e as práticas sociais; trabalho como princípio educativo, integrado à ciência, à tecnologia e à cultura; indissociabilidade entre teoria e prática; contextualização,  flexibilidade e interdisciplinaridade.

Os resumos dos projetos inscritos no evento anual da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama, que atendem aos requisitos: aprovação em editais e execução no IFC - Campus Ibirama, são automaticamente aceitos para publicação nos Anais da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama, não havendo avaliação de pareceristas para esta seção.

Periodicidade

Os resumos das Feiras são publicados anualmente, enquanto os artigos completos são publicados em números especiais esporádicos.

Política de Acesso Livre

Esta é uma publicação em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Direitos Autorais

O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais e concedem aos anais o direito de primeira publicação. É permitido aos autores a publicação em outros meios desde que aguardem o lançamento do trabalho nos Anais da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama e façam menção à publicação inicial nestes anais.

O(s) autor(es) declara(m) que a publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.

Política Antiplágio

Os resumos e artigos submetidos aos Anais da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama serão verificados por meio do software Plagiarism Checker  (https://samedaypapers.com/plagiarism-checker) para identificação de plágio e autoplágio antes da avaliação, ou a qualquer momento durante o processo editorial. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores ou de si mesmos, estes devem ser devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível.

Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido referente a indicações apontadas pelos sistemas digitais utilizados. Caso um plágio seja realmente identificado, o trabalho será sumariamente devolvido ao autor.

Declaração de ética

Essa publicação cumpre com as normas éticas do Committee on Publication  Ethics - COPE. Disponível em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines

ArquivamentoLicença CLOCKSS

Histórico da publicação

Os Anais da Feira do Conhecimento do IFC Campus Ibirama foram concebidos com o intuito de dar visibilidade e possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de Pesquisa, Extensão e Ensino desenvolvidas por docentes e discentes do Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Ibirama.

Os Anais têm publicação anual de resumos e, desde o início, estiveram vinculados diretamente à Coordenação de Pesquisa do Campus Ibirama do IFC. Todos os números foram publicados apenas no formato online exclusivamente nesta plataforma digital, com o lançamento do Volume I, Número 1, em 2021.