https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/issue/feed Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU - IFC Campus Brusque) - e-ISSN 2763-8286 2021-06-09T00:00:00+00:00 Leila de Sena Cavalcante editora@ifc.edu.br Open Journal Systems <p>Os Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU - IFC <em>Campus</em> Brusque) consistem numa publicação eletrônica dos trabalhos apresentados nas edições da FACCHU do Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque. </p> <p>e-ISSN: 2763-8286</p> https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2215 A CERVEJARIA BAYER DE TIJUCAS (SC) E SUA HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL E GASTRONÔMICO 2021-06-02T17:13:40+00:00 Eddy Ervin ELTERMANN eddy.eltermann@ifc.edu.br Ederson VANOLLI eddy.eltermann@ifc.edu.br Marcelo COMPER eddy.eltermann@ifc.edu.br Ronei Vagner ALVES eddy.eltermann@ifc.edu.br <p>A cerveja, como elemento gastronômico, tem uma relação bastante próxima com a imigração alemã em Santa Catarina, estabelecendo a concepção de uma cultura a partir de sua produção. Nesse contexto, ainda que Tijucas se configure como um reduto açoriano, a Cervejaria Bayer, parte importante da história local, estabelece-se como elemento histórico-cultural e aponta como possibilidade de fomento ao turismo entre o município e Florianópolis, local onde a família reproduz a marca com receitas que homenageiam sua história. Neste contexto, o presente estudo buscou resgatar a história como elemento fundamental de compreensão do presente e, através dela, promover possibilidades de turismo na sua característica de fenômeno, concebendo a relação direta entre a materialidade da cerveja e todo o conjunto de identidade e<br>cultura imaterial. Dessa forma, buscou-se a relação entre a família Bayer e o<br>interesse desperto em se produzir uma cerveja de qualidade na região, comprovada<br>pela premiação recebida no Velho Continente. Assim, de forma sucinta,<br>apresenta-se a possibilidade de reconhecimento da marca como elemento histórico,<br>visando promover tanto o turismo em Tijucas (SC) quanto o fortalecimento do<br>mercado de cervejas artesanais no município de Florianópolis (SC), através do<br>Bayer Bier, empreendimento que visa resgatar a produção atrelada aos preceitos<br>históricos do empreendimento que remonta a década de 1920.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2217 APLICAÇÃO DE FIXADORES EM POLIAMIDA TINTA COM CORANTE PRETO ÁCIDO, DIVERSIFICANDO ACIDULANTES E PH DO PROCESSO DE FIXAÇÃO 2021-06-02T17:17:24+00:00 Larissa MONTIBELLER larissamontibeller@gmail.com Agnes Thiane Pereira MACHADO agnes.machado@ifc.edu.br <p>Neste trabalho são estudadas diferentes condições de fixação de meia malha 92%Poliamida/ 8%Elastano tinta com corante preto ácido, com o objetivo de identificar, através das variações de fixador, acidulante e pH, qual o método mais eficaz e que proporciona a melhor solidez a lavação. Também é estudada a interferência de cada método na intensidade de cor do substrato após fixação. Nesta<br>pesquisa foram realizados diversos processos de fixação após o tingimento da poliamida, utilizando como fixadores Rewin KF, Nicca Sunlife TNC 2, e Quimifix PA CONC. Como acidulantes foram utilizados o Ácido Fórmico 40% e o Ácido Acético Glacial, variando o pH nas faixas de 3,5, 4 e 4,5. O teste de solidez a lavação foi realizado com referência a norma técnica NBR-ISO-105-C06:2010. A solidez à<br>lavação foi obtida por medições espectrofotométricas, realizadas por equipamento Konica Minolta CM-2600d, utilizando como referência ABNT NBR ISO 105-A02 para alteração da cor e ABNT NBR ISO 105-A03 para grau de transferência da cor a tecidos testemunhos utilizando escala cinza. Os melhores resultados de solidez foram obtidos utilizando ácido fórmico 40% em pH 3,5. Em todas as amostras fixadas utilizando o acidulante ácido acético, observou-se desuniformidade de transferência de cor no tecido testemunho. Nenhuma amostra apresentou variação significativa de intensidade de cor após o processo de fixação.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2219 DOMINANDO A QUÍMICA 2021-06-02T17:20:35+00:00 Gabriella F. Gusmão DIAS gabriellagusmaodias@gmail.com Efraim F. de Oliveira Nunes da SILVA felipeefraim56789@gmail.com Tiago L. Moda tiago.moda@ifc.edu.br <p>O recurso foi desenvolvido como meio de fixação de conhecimentos sobre os conteúdos geometria molecular e o modelo da repulsão do par de elétrons no nível de valência (RPENV), objetivando estabelecer uma aprendizagem relevante através do ensino lúdico para estudantes do ensino médio. O recurso didático Dominando a Química demonstrou equilíbrio de conceitos importantes na aquisição de conhecimentos presentes no processo educativo e o caráter lúdico. Pela melhora no acerto de algumas respostas, maior facilidade em compreender os conteúdos relacionados à geometria molecular, reconhecer as geometrias moleculares, como também na vontade de superar os desafios propostos pelo jogo. E, adicionalmente, analisado pela motivação e esforço na participação ativa dos alunos, a qual foi permitida pelo ambiente descontraído, imune da pressão do erro e também pelo espaço favorável à troca de conhecimentos. Quando se argumenta que o ensino de química é apenas uma atividade de memorização, os recursos didáticos e atividades lúdicas vêm para mostrar que existe uma alternativa diferente e o Dominando a Química traz essa percepção de forma objetiva. Por fim, o que tornou a aplicação significativamente satisfatória foi presenciar que todos os estudantes estavam envolvidos e estimulados a participarem, sendo gratificante verificar que eles aprenderam novas geometrias, sanaram dúvidas e levantaram questionamentos sobre o recurso.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2218 O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA 2021-06-02T17:19:13+00:00 Fátima do Socorro Rabelo CHAVES fatimarabelo3@gmail.com Ana Luiza dos Santos CARDOSO analuizasantoscardoso@gmail.com Frank Dieter KINDLEIN frank.kindlein@ifc.edu.br <p>O “Estágio Supervisionado I”, estágio de observação, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense <em>Campus</em> Brusque foi realizado durante o período de Atendimento Educacional Remoto (AER) numa turma de primeiro ano do Ensino Médio do curso técnico em Informática. A escolha por realizar o estágio de observação em uma turma do IFC se deu em função da recusa da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque em receber estagiários em suas turmas de ensino médio durante o período da pandemia. Por meio da observação das interações e comunicações desenvolvidas na ação docente, análise de documentos oficiais da instituição e entrevistas realizadas com gestores da instituição; buscou-se superar uma visão simplista dos problemas de ensino/aprendizagem, conhecer as propostas da gestão, bem como entender sua articulação no dia-a-dia com os atores do processo educacional. A reflexão crítica sobre o trabalho docente e os processos de ensino/aprendizagem vinculados aos conteúdos específicos possibilitou a compreensão do funcionamento da escola. Compreendeu-se sua dinâmica desde a sala de aula até o desenvolvimento dos planos de ensino e planos norteadores da Instituição como um todo. Concluiu-se o ensino remoto é um grande desafio para todos atores envolvidos, uma vez que o ensino presencial tem uma energia e troca de experiências que o ensino remoto não traz.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2216 TEORIA E PRÁTICA DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: APLICABILIDADE E VIVÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS BRUSQUE 2021-06-02T17:16:24+00:00 Ângela Maria de MENEZES angela.menzes@ifc.edu.br Elane Louise de Carvalho ANDRADE elane_louizy@hotmail.com <p>Este estudo trata da relevância da implementação, manutenção e potencialização do modelo de gestão democrática, objetivando proporcionar reflexão e crítica relacionada às práticas de gestão. Para este trabalho, tomou-se como base a realidade de Gestão Educacional dentro do Instituto Federal Catarinense, <em>Campus</em> Brusque, aplicada a partir de entrevistas cedidas por profissionais que compõe a gestão da instituição para a turma do ano de 2018 do curso de graduação em Licenciatura em Química. Aborda-se a sugestão trazida pela obra “Educação escolar: políticas, estrutura e organização” de José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira<br>e Mirza Seabra Toschi (2012, p.481), apresentada no capítulo de autoria de Libâneo: “As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos”, onde o autor contempla seis áreas de organização. Assumindo as seis<br>áreas de estruturação, foram observadas algumas ferramentas e vivências do <em>Campus</em> Brusque que entram em conformidade com a potencialização da gestão democrática, conferindo validade à teoria, e demonstrando que a prática da gestão democrática não só é possível, como fomenta a interação das relações no meio intra e extra escolar, equilibra e unifica a equipe, efetivando e elevando o nível de compromisso de todos, inclusive da comunidade, trazendo valorização aos profissionais e ao sistema educacional.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2214 UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UMA REDE DEFINIDAS POR SOFTWARE E UMA REDE LEGADA 2021-06-02T17:13:31+00:00 Anderson AMORIM anderson.amorim@msn.com Josiney DE SOUZA josiney.souza@ifc.edu.br <p>As redes de computadores são complexas e difíceis de gerenciar. Essas redes têm muitos tipos de equipamentos, de roteadores e switches a middleboxes, como firewalls, tradutores de endereço de rede, balanceadores de carga de servidor e sistemas de detecção de intrusão. Além disso, há uma necessidade de toda a equipe de administração da rede para executar e gerenciar a eficiência da rede.<br>Como uma alternativa de execução e gerenciamento às redes tradicionais, recentemente surgiu o conceito de Redes Definidas por Software (Software Defined Networking – SDN). Uma SDN é definida pela "dissociação dos planos de controle e encaminhamento de pacotes na rede". Permite que as redes se conectem diretamente aos aplicativos por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs), reforçando o desempenho e a segurança dos aplicativos e criando uma rede dinâmica e flexível arquitetura que pode ser alterada conforme necessário. Propondo dois ambientes simulados, busca-se analisar a implantação de uma rede SDN e uma<br>rede tradicional, considerando o processo de gerenciamento, análise e resolução de problemas dessas redes. Cobrindo também os conceitos e termos usados da rede SDN e da rede tradicional.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2189 APP IFC CAMPUS BRUSQUE 2021-05-31T16:19:00+00:00 Allan Marcelo Batista TIAGO allantig748@gmail.com Fabricio Duarte JUNIOR fabricio.duarte.jr@gmail.com Nicolas Henrique DOIRADO nicolasdoirado2002@gmail.com Angela RIBEIRO angela.ribeiro@ifc.edu.br Josiney DE SOUZA josiney.souza@ifc.edu.br <p>Este projeto tem o intuito de criar um aplicativo para auxiliar estudantes em sua rotina escolar. Este aplicativo conterá seções como agendas para a organização entre outras. Para a construção deste aplicativo, optou-se por usar a plataforma Android Studio e a linguagem de programação Java. O aplicativo está em desenvolvimento e conta com um protótipo de agenda e uma API a ser integrada no aplicativo. Espera-se que esse aplicativo possa ser uma ajuda para os discentes com dificuldade em sua organização da rotina escolar e para apoiar a construção do conhecimento, principalmente em formato de atividades remotas vivido atualmente.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2188 A TEORIA DA RELATIVIDADE PRESENTE NA FICÇÃO CIENTÍFICA 2021-05-31T16:06:04+00:00 Gabriela Martins dos SANTOS gabriela.martins31415@gmail.com Tiago Rafael de Almeida ALVES tiago.alves@ifc.edu.br Marcos João CORREIA marcos.correia@ifc.edu.br <p>A Teoria da Relatividade (TR) e seu criador Albert Einstein, são protagonistas de diversas produções de Ficção Científica. Buracos negros, viagens no tempo, entre outras ideias, são bastante recorrentes em romances, filmes e contos. Ressaltando a abordagem contextualizada da TR presente no gênero, definiu-se o tema para projeto de iniciação científica voluntária. O presente trabalho busca relatar as atividades realizadas: pré-análise dessas obras e introdução à TR no ensino de física. Para tal, realizou-se seleção e análise de obras, estudo por meio de livros<br />didáticos, demonstrações matemáticas e revisão bibliográfica. No geral, percebeu-se a relativa frequência e cientificidade nas obras.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2191 ENTRE ONDAS, FIBRAS E NUVENS: A CENA POP-ROCK DE BRUSQUE-SC PÓS-INTERNET 2021-05-31T19:57:40+00:00 Fernando MENON fernando.menon@ifc.edu.br Ana Laura Baumgartner Rodrigues da SILVA jujubacraniana@gmail.com Giovanna Pietra NICOLODDI giovannapietranicolodi@gmail.com <p>Este projeto de pesquisa da área da musicologia histórica tem como objetivo mapear bandas de pop-rock de Brusque-SC. A metodologia utilizada será o método histórico, portanto, além de realizarmos o mapeamento atual das bandas também estudaremos<br>fontes pré-internet para que possamos compreender o desenvolvimento do gênero na cidade a partir dos anos 1980. Até o momento foram encontradas 17 bandas no app Spotify de reprodução online de música, plataformas deste tipo substituíram a venda de cds e trouxeram música gratuita para a população conectada. Destaca-se que anualmente é realizado em Brusque o Rock na Praça, evento de música autoral.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2192 FÍSICA E ARTES EM INTEGRAÇÃO 2021-05-31T20:02:21+00:00 Ana Paula Wenk da SILVA anapaula.wenk@gmail.com Marcos João CORREIA marcos.correia@ifc.edu.br Daniel Zanella dos SANTOS daniel.zanella@ifc.edu.br Tiago Rafael de Almeida ALVES tiago.alves@ifc.edu.br <p>As recentes definições de curricularização da extensão relacionam-se com práticas que são realizadas no projeto Física e Artes em Integração. Relata-se o desenvolvimento do projeto desde 2018 até 2020. A ação objetiva integrar ensino, pesquisa e extensão juntamente às disciplinas de Física e Artes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, aliando sustentabilidade e divulgação<br>científica. A metodologia inicial contempla atividades teóricas que resultariam na construção de instrumentos e oficinas para comunidade, sendo readequada em virtude da pandemia, para a elaboração de um e-book. Os resultados esperados são uma aprendizagem mais significativa discente e a divulgação externa do conhecimento produzido.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2193 GINÁSTICA LABORAL NO IFC CAMPUS BRUSQUE: ASPECTOS PRELIMINARES 2021-05-31T20:14:31+00:00 Letícia Maria LUCKMANN leticiamarialuckmann27@gmail.com Alan Santos PIMENTEL alan.pimentel@ifc.edu.br <p>Muitos estudos têm demonstrado os efeitos da implantação do exercício físico no ambiente de trabalho. Baseado nestes resultados, o projeto tem como objetivo geral avaliar a influência do exercício físico nos componentes relacionados a composição corporal e<br>bem-estar ocupacional dos servidores inscritos no programa de ginástica laboral do IFC Câmpus Brusque. Os inscritos no projeto realizarão duas sessões semanais de exercício físico, onde, ao final desse período, serão reavaliados para análise da influência do programa de exercícios físicos nas vaiáveis estudadas.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2194 GRUPOS DE MÚSICA SUSTENTÁVEL NO BRASIL 2021-05-31T20:21:49+00:00 Letícia Schiavo BECKEDORFF lebeckedorff@gmail.com Daniel Zanella dos SANTOS daniel.zanella@ifc.edu.br Marcos João CORREIA marcos.correia@ifc.edu.br Tiago Rafael de Almeida ALVES tiago.alves@ifc.edu.br Yane Lucilia ALVES niny2002@gmail.com <p>Esse resumo expandido tem como objetivo fazer uma análise acerca das motivações que levam à formação de grupos musicais que utilizam instrumentos feitos com material reciclado no Brasil. Primeiramente, foram realizadas pesquisas via internet para encontrar esses grupos e suas as principais informações. Foi então constatado que podíamos dividir os grupos em duas categorias referentes a sua motivação, se é a necessidade de incentivar práticas sustentáveis ou a falta de recursos para fazer música. Por fim, concluiu-se que a maior parte dos grupos tem como motivação para criação tanto as questões de reciclagem como a de ação social.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2195 HABITAR A ESCOLA POR MEIO DA ARTE 2021-05-31T20:29:26+00:00 Sallua ALVES salluaalves23@gmail.com Ana Paula CRIZEL ana.crizel@ifc.edu.br Daniel Zanella dos SANTOS daniel.zanella@ifc.edu.br Pedro Valentim ECCHER pedro_eccher@unifebe.edu.br Iago Ribeiro DIAS iagorsao@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é discorrer sobre alguns movimentos conceituais que direcionam o projeto “Habita IFC: clube de arte”, que aconteceram com a finalidade de auxiliar na formação de seus integrantes. Um dos movimentos foi a produção de um texto sobre os principais conceitos embasadores do projeto: ocupar e habitar, espaço e lugar, menor e maior e arte/atitude estética/experiência estética. O texto, por sua entonação artística, movimentou a produção de um vídeo-conceito que ainda não foi finalizado. Com esse estudo dos conceitos, os integrantes adquiriram conhecimento e aprimoramento conceitual para suas produções artísticas.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2196 INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DA MECÂNICA QUÂNTICA: ASPECTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E COTIDIANOS 2021-05-31T20:46:45+00:00 Pândora Belletti MARCHIORI marchiori.pandora@gmail.com Tiago Rafael de Almeida ALVES tiago.alves@ifc.edu.br Marcos João CORREIA marcos.correia@ifc.edu.br Tiago Luiz MODA tiago.moda@ifc.edu.br <p>O trabalho de pesquisa intitulado Introdução aos fundamentos da Mecânica Quântica: aspectos científicos, tecnológicos e cotidianos tem como intuito apresentar uma breve análise, ponderada por fundamentos científicos, capaz de sustentar uma argumentação contrária à pseudociência relacionada a Mecânica Quântica presente em algumas amostras de mídias. Textos disponíveis em aplicativos para smartphone e vídeos on-line. Os procedimentos metodológicos incluíram atividades de orientação de iniciação científica contemplando 4 dimensões: a histórico-epistemológica, a científica, a tecnológica e a cotidiana. Ressalta-se, a relevância das atividades experimentais e simuladores computacionais empregados, auxiliando na concretização do conhecimento científico relativo à Física Quântica em nível introdutório.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2197 “LUZ DO SABER” 2021-05-31T20:53:32+00:00 José Johnny dos Santos SILVA johnnyjose611@gmail.com Amanda GOULART amandagoulart.eu@gmail.com Angela Maria de MENEZES angela.menezes@ifc.edu.br Vanessa Coelho dos REIS vanessa.reis@ifc.edu.br <p>No contexto da era digital uma nova prática para a aquisição da leitura e da escrita é introduzida, a saber, as práticas de leitura e de escrita digitais. É a partir dessa realidade que nos propomos a analisar a metodologia do software “Luz do Saber”. A abordagem da<br>pesquisa é qualitativa. Percebemos que o “Luz do Saber” não possui uma teoria ou método específico de alfabetização, mas uma junção de metodologias. Essas teorias e metodologias não são divergentes, e sim complementares, apontando assim para uma desconstrução dos antagonismos em torno dos métodos de alfabetização.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2198 MONITORIA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 2021-06-01T16:26:04+00:00 Ângela Maria MENEZES angela.menezes@ifc.edu.br Gabriella Favila Gusmão DIAS angela.menezes@ifc.edu.br <p>Partindo da complexidade de ensinar e refletir sobre a prerrogativa da inclusão e suas práticas legislativas referentes à componente curricular de Educação Inclusiva, elaborou-se um projeto de monitoria para o Edital 074/2019, a ser desenvolvido no curso de Licenciatura em Química, na turma 2019. A turma era composta por 20 alunos, que demonstraram grande interesse pela<br>componente, fazendo com que monitoria contribuísse para a minha formação como futura professora, além de auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2199 MÚSICA SUSTENTÁVEL 2021-06-01T16:40:14+00:00 Yane Lucilia ALVES niny2002@gmail.com Daniel Zanella Dos SANTOS daniel.zanella@ifc.edu.br Letícia Schiavo BECKEDORFF lebeckedorff@gmail.com Marcos João CORREIA marcos.correia@ifc.edu.br Tiago Rafael de Almeida ALVES tiago.alves@ifc.edu.br <p>Música sustentável é um projeto que visa encontrar informações sobre grupos musicais que utilizam materiais reciclados para a confecção dos seus instrumentos. Com as informações, será criado um acervo online, assim ajudando a comunidade a conhecer novos grupos, conhecer suas metodologias de trabalho e ajudar projetos dentro do IFC-Brusque. A metodologia consiste em três etapas, uma qualitativa, uma quantitativa e uma pesquisa aplicada. Ao todo foram catalogados vinte e três grupos de diversas regiões do país.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2200 O USO DA AROMATERAPIA PARA O BEM-ESTAR RESPIRATÓRIO E EMOCIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 2021-06-01T16:50:03+00:00 Ana Laura TARTER tarteranalaura@gmail.com Ana Claudia GILLI anaclaudiagilli@gmail.com Ana Luiza dos Santos CARDOSO analuizasantoscardoso@gmail.com Luana DALBOSCO luanadalbosco24@gmail.com Tiago Hommerding PEDROZO tiago.pedrozo@ifc.edu.br Andreia Matilde Bottamedi BAMBINETTI andreia.bambinetti@ifc.edu.br Hélio Maciel GOMES helio.gomes@ifc.edu.br Adriana Neves DIAS adriana.dias@ifc.edu.br <p>O projeto tem como objetivo fazer o uso da aromaterapia nos alunos do ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque, focando no bem-estar respiratório e emocional dos mesmos. A escolha dos participantes será em conjunto com o SISAE. Os óleos selecionados para as sessões de aromaterapia serão o de eucalipto (sintomas do sistema respiratório) e lavanda (sintomas de ansiedade), todos os participantes responderão aos questionários pré e pós tratamento para as conclusões do projeto. As sessões acontecerão semanalmente e terão duração de 15 minutos. Por conta da pandemia do COVID-19 as atividades práticas da pesquisa estão temporariamente suspensas.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2201 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM BRUSQUE: ESTUDO DE CASO DOS BAIRROS STEFFEN E BATEAS 2021-06-01T17:00:33+00:00 Vanderleia GEMELLI vanderleia.gemelli@ifc.edu.br Leda Gabriela ARDILES leda.ardiles@ifc.edu.br Arthur Nilo MARTINS arthurnmah@gmail.com <p>Este trabalho objetiva levantar dados sobre poluição atmosférica oriunda de fontes fixas e móveis em Brusque, com fim de estabelecer um panorama acerca dessas emissões. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica e levantamento comparativo de dados junto a<br>órgãos públicos e legislações vigentes. A análise realizada pela pesquisa permitiu constatar que Brusque possui quantidade expressiva de fontes emissoras de poluentes, e que, portanto, se fazem necessárias ações práticas e políticas, voltadas para a conservação ambiental.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2202 PROJETO DE EXTENSÃO HABITA IFC 2021-06-01T17:04:32+00:00 Iago Ribeiro DIAS iagorsao@gmail.com Daniel Zanella dos SANTOS daniel.zanella@ifc.edu.br Ana Paula CRIZEL ana.crizel@ifc.edu.br Pedro Valentim ECCHER pedro_eccher@unifebe.edu.br Sallua ALVES salluaalves23@gmail.com <p>Este trabalho descreve a adaptação do projeto de extensão Habita IFC: clube de arte para o contexto das atividades remotas. Seu objetivo foi manter o vínculo com a comunidade através da criação de uma página de Instagram para compartilhamento de conteúdo artístico. Foram produzidas postagens sobre diversas modalidades artísticas e um evento online do qual participaram membros da comunidade interna do câmpus e de outros campi do IFC. Apesar das dificuldades encontradas devido às restrições causadas pelo contexto remoto, conseguimos estabelecer uma relação<br>satisfatória com o público alvo do projeto.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2203 RÁDIO IFC WEB NO AR: COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NAS ONDAS DA RÁDIO WEB 2021-06-01T17:17:13+00:00 Alicia WEBER angela.menezes@ifc.edu.br Ângela Maria MENEZES angela.menezes@ifc.edu.br Eduarda ANTUNES angela.menezes@ifc.edu.br Eduarda ANTUNES angela.menezes@ifc.edu.br Maria Eduarda MARTINS angela.menezes@ifc.edu.br Nildo Aparecido de MELO nildo.melo@ifc.edu.br Thiago Kohler FAGUNDES angela.menezes@ifc.edu.br <p>O Instituto Federal Catarinense (IFC) tem como prerrogativas fundamentais a resolução dos problemas da comunidade e o desenvolvimento das potencialidades regionais. Nesse contexto se insere o projeto de extensão Rádio IFC do Campus Brusque, como uma alternativa de comunicação, informação e aprendizagem assentada na integração entre ensino, pesquisa e extensão através de diversos programas, bem como o fortalecimento dos laços de aproximação com os estudantes neste momento de pandemia, de suspensão das aulas presenciais e de isolamento social.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2204 RECICLABQ: COLETA SELETIVA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 2021-06-01T17:57:30+00:00 Nildo Aparecido de MELO nildo.melo@ifc.edu.br Tiago Fagundes KOHLER tiag35fagundes80@gmail.com Eduardo VENERA eduardovenera2309@gmail.com <p>A coleta seletiva e a reciclagem são instrumentos de sustentabilidade previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), essenciais na redução dos resíduos sólidos nos aterros sanitários e na conscientização ambiental da população. Assim, diante da baixa participação da população na destinação adequada dos resíduos sólidos em Brusque, o aplicativo RECICLABQ tem como objetivo estimular a separação domiciliar dos resíduos sólidos e a destinação correta para a coleta seletiva municipal, associando ensino, pesquisa e extensão de forma integrada como instrumentos de integração de conhecimentos e de conscientização ambiental.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2210 REUSETECH 2021-06-02T16:52:33+00:00 Anthony Vinicius dos Santos MULLER anthonyvmuller@outlook.com Eduardo da Rocha WEBER edu.weber07@gmail.com Gabriel Eduardo DE SOUZA souzagabrieleduardo22@gmail.com Gabriel Ricardo Ramos DE MORAES gr92011709@gmail.com Luiz Cirilo TOMASI NETO netolt123@hotmail.com Angela RIBEIRO angela.ribeiro@ifc.edu.br Josiney DE SOUZA josiney.souza@ifc.edu.br <p>O projeto ReuseTech tem como objetivo receber equipamentos de informática em doação, realizar sua triagem, reutilizá-los se em bom estado, descartá-los corretamente se inutilizáveis e conscientizar a sociedade. Neste ano, em função da pandemia de COVID-19, o projeto focou apenas na divulgação de seus objetivos usando as mídias sociais. Também desenvolveu um site para contato e idealizou um sistema de controle de estoque de peças para gerenciar os equipamentos que já possui e que poderá receber no futuro. Observou-se que as mídias sociais contribuem para essa divulgação e que o número de pessoas alcançadas cresce com postagens regulares.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2208 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS EM EXTRATOS COM AÇÃO ANTIMICROBIANA OBTIDOS A PARTIR DE ESPÉCIES DO GÊNERO DE KALANCHOE 2021-06-02T16:46:20+00:00 Roberta Pollheim do NASCIMENTO betapollheimdonascimento@gmail.com Sabrina KLABUNDE klabundesabrina2@gmail.com Nicolle Cristine PEREIRA nicollecristineper@gmail.com Gabriela Santos PATRIARCA gabrielapollheim@gmail.com Tatiane Sueli COUTINHO tatiane.coutinho@ifc.edu.br Agnes Thiane Pereira MACHADO agnes.machado@ifc.edu.br <p>O presente trabalho visa realizar pesquisas bibliográficas e divulgações virtuais, com análises de extratos, com atividade antimicrobiana, a partir de espécies do gênero de <em>Kalanchoe</em>. A metodologia desenvolvida foi coletar dados em artigos científicos, teses e dissertações e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizou-se também encontros remotos quinzenais e criou-se um perfil no Instagram. Concluiu-se, com os dados reunidos, que os extratos testados inibiram o crescimento microbiano e estas soluções indicaram que são promissores no desenvolvimento de novos fármacos. Percebeu-se também que a divulgação dos vídeos, contribuíram para levar a linguagem científica à comunidade local e regional.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2211 SÍNTESE DE BIOPLÁSTICO UTILIZANDO A CELULOSE EXTRAÍDA DA BORRA DO CAFÉ 2021-06-02T16:58:02+00:00 Daluani DOGNINI daluanidognini@gmail.com Esthefany Batista da SILVA esthefanybatistadasilva@gmail.com Israel José da Silva TIGRE israeltigre2013@gmail.com Agnes Thiane Pereira MACHADO agnes.machado@ifc.edu.br André Felipe KNOP andre.knop@ifc.edu.br Leda Gabriela ARDILES leda.ardiles@ifc.edu.br Sayonara LIMA sayonaraemmanuela@gmail.com Adriana Neves DIAS adriana.neves@ifc.edu.br <p>Ao considerar o impacto ambiental causado pelo plástico no Brasil, esta pesquisa busca uma solução para contribuir com a resolução deste problema, ou seja, a obtenção de um bioplástico biodegradável utilizando o método de extração da celulose da borra do café e, posteriormente, realizando o tratamento alcalino. O café tem uma importância histórica, cultural e econômica no país e seu maior destaque ocorreu nos séculos XIX e XX períodos conhecidos como o Brasil Império e República Nova. Na etapa de produção do café tem-se a prova, a qual gera quantidades consideráveis de borra. Diante disso, no final do ano de 2019, em parceria com Torrefação e Moagem de Café Colonial resolveu-se aproveitar este resíduo, visando uma destinação adequada para o mesmo.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU) https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/facchu/article/view/2212 USO DE TÉCNICAS DE DPX E HPLC-DAD PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA DO RIO ITAJAÍ MIRIM 2021-06-02T17:03:08+00:00 Vitória Correa NUNES vitoriacorreanunes@gmail.com Natan da CUNHA natandacunha79@gmail.com Bárbara Picoli SOARES barbarapsoares@gmail.com Guilherme Leal BRANCO glbranco2001@gmail.com Leda Gabriela ARDILES leda.ardiles@ifc.edu.br André Felipe KNOP andre.knop@ifc.edu.br Michela CANCILLIER michela.cancillier@ifc.edu.br Adriana Neves DIAS adriana.dias@ifc.edu.br <p>A água do rio Itajaí Mirim é utilizada pela população para executar suas atividades básicas, por empresas de&nbsp; diversos setores, para irrigação de plantações, como fonte de hidratação para o gado e outros animais, dentre outros usos. Recentemente, em meio de comunicação foi divulgada a presença de baixa quantidade de agrotóxicos na água encanada em Brusque.<br>Desta forma, neste estudo está sendo desenvolvido um método para a determinação agrotóxicos em amostras de água do rio Itajaí Mirim. As técnicas empregadas são DPX (Extração em Ponteira Descartável) e HPLC-DAD (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência<br>com Detector por Arranjo de Diodos).</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Anais da Semana de Formação Acadêmica e Científica e Cultural e Humanística e... (FACCHU)