A INTEGRAÇÃO DAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS NO MERCADO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
Palavras-chave:
Mercado de Jogos, Profissões, Desenvolvimento de jogosResumo
O mercado de jogos vem ganhando um espaço considerável, tendo um grande aumento durante o período de pandemia dos últimos dois anos. Segundo a revista Forbes, apenas o setor de consoles faturou mais de 45 bilhões de dólares nesse período, mostrando um grande potencial lucrativo para as empresas. Uma das principais fontes de lucro desse setor advém de jogos com microtransações (compras dentro do jogo), como reportado pela empresa Activision. A empresa aponta que teve um aumento anual de 27% em seus lucros, chegando a 2,28 bilhões de dólares. Entretanto, esse aumento não foi somente nos últimos 2 anos. Pesquisas realizadas em 2019 pela revista Forbes estimam que o mercado arrecade cerca de 300 bilhões de dólares até 2025. Um dos grandes fatores que mantém esse lucrativo mercado se expandindo é a acessibilidade para a compra de seus produtos. Cada vez mais o público gamer aumenta, com um alcance que atinge desde crianças até idosos. Esse crescimento advém da popularização dos jogos, antigamente disponíveis apenas por consoles, e que agora estão acessíveis a apenas alguns cliques na palma da mão dos usuários, por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Contudo, fica evidente a importância do mercado de jogos na economia mundial. Nessa perspectiva, o projeto de ensino Fábrica de Games, além de estimular o aprendizado dos estudantes, objetiva também apresentar aos estudantes as perspectivas que podem ter enquanto potenciais profissionais preparados para o mercado de trabalho. A indústria de jogos atualmente abrange diversas áreas, como artes visuais, por meio de artistas e animadores digitais, a música e a sonoplastia, gerenciamento de projetos e coordenação de equipes, gerentes e diretores, e principalmente a programação e a criatividade. Dessa forma, busca-se explorar por meio do projeto a integração dos saberes e habilidades, por meio da combinação de conhecimentos diversos, e não somente da área de programação. Assim, para participar do projeto Fábrica de Games, o estudante não precisa, necessariamente, ser um bom programador, pois pode colaborar de várias formas, indo desde habilidades artísticas, de linguagens, produção de texto, criação de enredos, composição musical, além de conhecimento específico sobre elementos relacionados ao tema de cada jogo como história (cultura e momento histórico do jogo), geografia (locais reais ou imaginários, terrenos, biodiversidade), química e biologia (composição, relação e interação entre elementos do jogo) dentre tantos outros exemplos. O projeto Fábrica de Games busca ir além do desenvolvimento de produtos de software, ou seja, tem por objetivo integrar estudantes com diferentes habilidades e introduzir o mercado de jogos como uma possibilidade de atuação, haja vista seu grande crescimento, além de precisar de profissionais das mais diversas áreas e com uma amplitude de conhecimentos e habilidades, permitindo a contribuição de pessoas com diversas especialidades.