APRENDIZAGEM INTEGRADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
Palavras-chave:
Aprendizagem, desenvolvimento de jogos, multidisciplinaridadeResumo
O processo de aprendizagem na criação e desenvolvimento de jogos abrange diferentes conhecimentos. Para se fazer um jogo, é necessário conhecimento não somente em programação, mas, também, em lógica, música, desenho, inglês, geometria, coordenadas geográficas, entre muitos outros. Percebe-se nesse processo o uso da Física, Matemática, Artes, Geografia, Linguagens entre outros, pois para desenvolver um jogo é necessário trabalhar com programação, design gráfico, efeitos sonoros, level design (design de fases), storytelling (elaboração da história e do enredo do jogo), contextualização e tematização, internacionalização, entre outros. O trabalho proposto pelos alunos do projeto de ensino "Fábrica de Games" é desenvolver jogos que unam disciplinas diferentes (multidisciplinaridade) e demonstrar como o desenvolvimento de jogos pode ser, além de divertido, informativo e esclarecedor. O projeto ajuda no aprendizado e na fixação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Por exemplo, conceitos mais complicados de serem visualizados e entendidos pelos alunos podem se tornar mais fáceis de serem compreendidos, como um jogo envolvendo Astronomia, criado no projeto, que demonstra a lei da gravitação universal agindo em planetas e como suas órbitas são geradas através das leis da física. Para a criação de jogos, os alunos bolsistas pesquisaram sobre softwares (programas) e como usá-los, ajudaram uns aos outros nos problemas que encontraram e usaram diversos programas com linguagens de programação e focos diferentes, como Unity, GameMaker Studio 2, Roblox Studio, Godot, para desenvolver os jogos e Blender, Photoshop, Aseprite, Pixel Studio para estilizar e criar sprites (imagens) que posteriormente serão usadas nos jogos. Além disso, foram utilizadas metodologias de estudo online, como vídeos e documentos sobre criação de jogos e softwares. Concluiu-se que o processo de desenvolvimento de jogos pode ser divertido, informativo e melhorar o aprendizado escolar e o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas, portanto é relevante na vida acadêmica e profissional do estudante, pois abrange muitas áreas do saber.