USO DO SOFTWARE BLENDER NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

Autores

  • Leonardo Felipe De Ávila Calbusch
  • Eduardo Mateus Teixeira Rodrigues Farias
  • Denis Contini

Palavras-chave:

Modelagem digital, animação digital, desenvolvimento de jogos

Resumo

O software Blender é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem de objetos digitais, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. Com ele, é possível modelar e esculpir objetos tridimensionais, realizar simulações físicas, animar modelos ou desenhos bidimensionais e até construir cenas inteiras. Entre as diversas opções de programas para manusear um espaço tridimensional, o Blender se destaca por ser gratuito, e isto não é um fator que afeta a qualidade do programa. Este software é muito útil e possui muitos recursos, que são constantemente atualizados e melhorados, mesmo em sua versão gratuita. Para casos onde algum recurso não esteja disponível, o Blender permite a implementação de plugins - recursos adicionais que podem ser baixados da Internet. Dentre as principais funcionalidades do programa, destacam-se: modelagem; escultura; animação; desenho, ilustração, edição de vídeos e texturização. Devido às características citadas, o Blender pode ser particularmente útil na criação de jogos para o projeto de ensino Fábrica de Games. A área de desenvolvimento de jogos requer mais que conhecimento lógico aplicado na programação. Para manusear essa ferramenta, mostra-se necessário conhecimento geométrico para criação e dimensionamento do espaço, conhecimento artístico para criar objetos esteticamente agradáveis, conhecimento cultural para criação de modelos relacionados a um tema de uma cultura específica ou, ainda, conhecimento geográfico para produção de paisagens e cenários. Sendo assim, o conhecimento interdisciplinar se apresenta de forma imprescindível na concepção de projetos. Dessa forma, fica evidente a relevância de se dominar uma ferramenta como o Blender para utilização não somente no projeto de ensino Fábrica de Games, mas também fora da área de desenvolvimento de jogos, como, por exemplo, nas áreas de animação, produção de cenários, efeitos especiais de computação gráfica (CGI - Computer Graphic Imagery) para filmes ou anúncios publicitários, simulações, design de produtos, projetos arquitetônicos, entre outros.

Publicado

2023-12-20