ARTE E MEIO AMBIENTE: A PRESENÇA DE OFICINAS DE ARTE NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IFSC CÂMPUS GASPAR
Palavras-chave:
Artes visuais, Extensão, Meio ambiente, Performance, IlustraçãoResumo
O projeto de extensão IFSC e Arte Urbana: representações artísticas da cidade promove diversas ações artísticas e culturais voltadas à comunidade interna e externa. Dentre essas ações, destacam-se as oficinas realizadas durante a semana do meio ambiente do IFSC Câmpus Gaspar, propostas por bolsistas do projeto sob supervisão da coordenadora. O objetivo deste trabalho é reconhecer a presença do tema transversal, o meio ambiente, em práticas artísticas e valorizar o protagonismo discente dos bolsistas vinculados ao projeto de extensão. Dentre as práticas promovidas, foram realizadas duas oficinas que permitiram o diálogo com as artes visuais. A oficina de performance, que contou com o público jovem, permitiu a reflexão sobre o tema e de que forma poderiam apresentar por meio da arte uma reflexão. Inicialmente, a oficina contou com apresentação do conceito de performance artística por meio de referências visuais da área. Posteriormente, dividiu-se em dois grupos e a disponibilizou-se um amplo tecido preto de forma propositiva. Neste momento, os grupos foram orientados a pensarem sobre o tema para a performance e o uso do material disponível. Após reflexão e organização, os grupos apresentaram os resultados. O primeiro, utilizou o tecido como passagem entre a floresta intacta e a queimada que, com as mudas distribuídas aos participantes, apresentou o plantio e a derrubada das árvores pelos homens. O segundo grupo envolveu, com o tecido, as pessoas de forma que as fixassem junto à natureza. Apresentaram a ideia de sufocamento da poluição por meio da representação pelo tecido. A outra oficina, de ilustração com pigmentos naturais em papel reciclado, teve como proposta a experimentação dos materiais artísticos e o desenho de observação da natureza. Os participantes foram motivados a buscar no ambiente por flores e folhas, que foram utilizadas para a técnica de maceração. Após extrair o pigmento, os participantes realizaram ilustração em papel reciclado com a observação da natureza, verificando novas possibilidades com os pigmentos e sua aplicação em papel reciclado. As oficinas foram propostas pelos bolsistas do projeto, o que conferiu autonomia e desenvoltura na aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo ensino, pesquisa e extensão. Concluiu-se que, ao oferecer atividades desse cunho, o projeto proporciona ao público experiências artísticas não convencionais no contexto escolar e a possibilidade de reflexão sobre os temas da arte e o meio ambiente, e a maneira como esses podem ser relacionados. Ao serem executadas por discentes bolsistas, foi possível, além de facilitar na proximidade com os participantes, possibilitar aos mesmos um momento de didática, protagonismo e ensino-aprendizado.