O ESTUDANTE_IFC BRUSQUE

Autores

  • Maria Eduarda Ferronatto Gardini
  • Alana Gerlach

Palavras-chave:

Informativo, Gênero discurssivo, Interdisciplinaridade

Resumo

Durante o período de pandemia, grande reflexão foi associada ao acesso e uso das mídias pelos estudantes, por conta da necessidade de isolar-se de um cotidiano comum. Visto a oportunidade de envolver os estudantes em ações que desenvolvam a escrita e leitura através do uso dos gêneros do discurso, o projeto Informativo O_Estudante abrange como objetivo envolver e apropriar seus leitores de um conteúdo informativo e interativo, desenvolvendo diversas áreas do conhecimento e proporcionando uma participação crítica e efetiva dos estudantes dentro deste processo. O informativo conta com a participação dos alunos do campus e é divulgado pelas mídias digitais e também de forma impresso, com intuito de resgatar o hábito da leitura. Além disso, o projeto é responsável por atualizar um mural físico do campus, semanalmente, para com isso manter os alunos informados, de maneira jovial, lúdica e dinâmica. Entende-se que gêneros discursivos integram a prática social e possuem valor ou alguma função social, que tem como objetivo interação com seus interlocutores e com a esfera social na qual irá circular. A partir dessa compreensão, o informativo oportuniza o acesso às informações e interação de todos com igualdade, de forma lúdica e dinâmica, a partir de um jornal interdisciplinar digital e impresso, desenvolvido pelos alunos, propiciando um ambiente de construção coletiva entre estudantes e instituição, desenvolvendo, habilidades linguísticas orais e escritas a partir da perspectiva dos gêneros discursivos como norteadores da interação verbal nas práticas sociais. Este tem como objetivo envolver os alunos na produção e divulgação de notícias e assuntos relacionados aos estudantes e ao campus. O mesmo proporciona desenvolvimento da autonomia e participação ativa dos mesmos que conseguem acompanhar assim informações de maneira mais leve e de fácil compressão. Ele é redigido e editado com a participação dos próprios estudantes do ensino médio integrado do IFC Campus Brusque. O projeto propicia aos estudantes do campus o acesso à informações, de maneira lúdica e jovial, com intuito de inserir os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem, aprimorando habilidades de escrita, resgatando o hábito da leitura. Pretende-se desenvolver a cooperação, colaboração, participação e a inserção social dos estudantes, de forma crítica e ativa, dentro da comunidade do IFC e posteriormente fora do mesmo. O informativo contará com espaço para destacar, eventos e êxito de alunos e professores que desempenham algum papel ou participam de eventos importantes municipais, estaduais ou ainda outros, para que a comunidade acadêmica tome conhecimento do que tem acontecido com os alunos e egressos da instituição. Pessoas que não fazem parte da comunidade interna poderão se inteirar das notícias, dos projetos, já que o jornal é disponibilizado também de forma on-line, através de uma página no instagram. Compreende-se que o informativo possibilita acesso às informações, além de proporcionar um ambiente de participação coletiva, já que o informativo é construído pelos próprios alunos com o auxílio de colaboradores.

Publicado

2023-12-20