O DESENVOLVIMENTO DA ESPONTANEIDADE NOS ESTUDANTES DO CLUBE DE TEATRO DO IFC - C MPUS BRUSQUE
Palavras-chave:
Jogos Teatrais, Espontaneidade, EducaçãoResumo
A presente pesquisa surgiu da fomentação do interesse pela análise dos jogos teatrais enquanto ferramenta educacional e artística e sua contribuição para o desenvolvimento da espontaneidade dos seus participantes. Considera-se espontaneidade a capacidade de adaptar-se de forma saudável e confortável para si a uma situação nova ou já existente. Esse fenômeno nos capacita a encontrar rapidamente meios de encarar situações novas ou antigas e transmutar essas ideias em ações de enfrentamento. No ambiente do teatro, a espontaneidade pode incentivar a revolução criadora, que recupera a criatividade através das quebras de conservas culturais e dos abrandamentos dos escudos sociais. Este é um processo que se dá por meio da ideia de ser-em-relação, que, ao estar realmente presente no aqui e agora das relações vividas, poderá perceber influências e mudanças positivas no desempenho de seus papéis sociais. Em outras palavras, quanto maior o grau de espontaneidade, maiores são as habilidades sociais e o bem-estar; e menores são as ansiedades e as compulsões. Tem-se como objetivo geral compreender o desenvolvimento da espontaneidade nos participantes do grupo de teatro. Para isso, o método adotado nesta pesquisa foi a pesquisa-ação, através da participação direta do pesquisador como proponente e mediador do grupo de teatro em que a pesquisa está sendo produzida. A análise será realizada de dois modos: primeiro, responder, no início da pesquisa, que se iniciou dia primeiro de julho de 2022, o Spontaneity Assessment Inventory Revised (SAI-R), um questionário que tem por objetivo medir a espontaneidade auto percebida dos sujeitos. O instrumento conta com 18 itens, cotados numa escala tipo Likert de 5 pontos, ordenada de 1= Muito Fraca a 5= Muito Forte. Este mesmo inventário deverá ser respondido ao final da pesquisa, em dezembro de 2022, para fins comparativos. Ao final de cada encontro, o pesquisador elabora um diário de campo, com as anotações sobre o desenvolvimento da atividade e as observações sobre os participantes. Para finalizar, busca-se analisar a possível utilização dos jogos teatrais dentro de outros contextos sociais e institucionais para o mesmo fim, multiplicando os resultados caso sejam positivos.