USO DA PLATAFORMA CONSTRUCT 3 NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Desenvolvimento de jogos, MultidisciplinaridadeResumo
O Construct 3 é um editor/motor de jogos 2D, que utiliza linguagens como HTML5, JavaScript e C++. É uma plataforma idealizada para a criação rápida de jogos, e um editor de fácil acesso tanto para não-programadores como para programadores mais experientes. Um dos pontos positivos na utilização do Construct 3, é a fácil utilização. Iniciantes no desenvolvimento de jogos não precisam possuir conhecimentos aprofundados em programação, pois têm à sua disposição o estilo drag-and-drop (arrastar e soltar). Além disso, não é necessário instalar programas em seu computador, pois ele está disponível de forma online e pode ser acessado através do navegador. O Construct 3 possui recursos simples, de fácil entendimento, e uma interface sugestiva para o desenvolvimento dos jogos, recursos que permitem a sua operação de forma livre e criativa. Outra vantagem é a possibilidade de se modelar e criar elementos gráficos (sprites) e modelos dentro da própria plataforma. Dentre as principais desvantagens da plataforma, é possível apontar a contradição frente a sua principal característica de não necessitar de código: por ser uma plataforma que não utiliza uma programação por código, o Construct 3 possui funcionalidades limitadas. Alguns recursos não são flexíveis, o que faz com que o desenvolvedor não tenha total liberdade para modelar o comportamento dos elementos de seu jogo. Alguns recursos são pré-definidos, e o usuário pode interferir pouco em seu funcionamento. O Construct 3 possui uma versão gratuita e outra paga. Mais uma vez, em contradição a possibilitar que novos desenvolvedores se aventurem no desenvolvimento de jogos de forma gratuita, esta versão possui algumas limitações extras frente a sua contraparte paga. Entre as restrições, é possível mencionar: a quantidade de camadas gráficas que podem ser utilizadas, tipos de efeitos especiais, cenas de carregamento customizadas, monetização e publicação para múltiplas plataformas.
A adoção do Construct 3 no projeto de ensino Fábrica de Games estimula o estudante a exercitar conceitos de programação, trabalhar em equipe por meio da colaboração, desenvolver e praticar habilidades artísticas e criativas, além de integrar seus conhecimentos com os conteúdos do currículo escolar. A plataforma apresenta-se, portanto, como uma ferramenta atraente e favorável principalmente a estudantes iniciantes que ainda se encontram no começo de sua trilha formativa no Curso Técnico em Informática.