SUPORTE À APRENDIZAGEM DE FÍSICA BÁSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Helen Merisio
  • Tiago Rafael de Almeida Alves
  • Luiz Otávio Coelho Paulo

Palavras-chave:

Aprendizagem, Monitoria, Física

Resumo

O projeto de monitoria intitulado “Suporte à aprendizagem de Física Básica no Ensino Médio” é feito para que os monitores, com um bom relacionamento com a matéria, revisem os conteúdos dos anos anteriores, para sanar dúvidas e dificuldades de outros colegas dos Cursos Técnicos em Informática e Química Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, Campus Brusque. Durante certos horários semanalmente os monitores estão em sala de aula para os alunos irem até eles, com o intuito de sanarem suas dúvidas e dificuldades. Pelo fato do contato aluno-aluno ser mais direto do que com o professor-aluno, isto facilita o esclarecimento de dúvidas, pois muitas vezes o monitor já teve a mesma dificuldade ou conhece alguém que já a teve. No início das monitorias, observamos impasses na aprendizagem da física, principalmente envolvendo matemática básica e outros conhecimentos que os alunos do Ensino Médio supostamente aprenderam durante o ensino fundamental. Essas dificuldades provavelmente existiram e existem por conta destes assuntos terem sido abordados durante a pandemia mundial da covid-19. Desta forma, as aulas online dificultaram o acesso à educação dos estudantes, especialmente os de classe social mais baixa. Também podemos observar grande evolução nas habilidades dos monitores, que foram prejudicadas durante o isolamento social, como uma melhor performance ensinando em sala de aula. Além disso, as monitorias proporcionam uma grande oportunidade dos mesmos revisarem assuntos da física dos anos anteriores, sendo uma experiência enriquecedora. Ao longo do semestre estiveram presentes nas monitorias alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado aos Técnicos de Química e Informática dos primeiros anos e dos segundos anos, consequência da divulgação, das recomendações dos professores de física do campus junto aos alunos, além da conversa com alguns pais em reuniões. O objetivo é o acolhimento destes estudantes em um ambiente com estudantes mais experientes e a necessidade da gradual aquisição de hábitos de estudo por parte de toda a comunidade discente. A criação de um espaço seguro para os estudantes, faz com que eles se sintam mais abertos e motivados para a retirada de suas dúvidas em relação aos conteúdos da disciplina de física. Além da criação de uma rotina de estudos, incentiva-se o aumento da organização da realização das tarefas escolares, quer seja revisando os assuntos, quer seja resolvendo diversas questões, naturalizando o conhecimento. Observa-se uma boa melhora no desempenho acadêmico na área das exatas, indicativo de evolução, compromisso e responsabilidade, vindo dos alunos que frequentam regularmente as monitorias de física, quebrando preconceitos desenvolvidos pelo desconhecimento da área.

Publicado

2023-12-20