REUSETECH 2022: OFICINAS DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
Palavras-chave:
Hardware, Sistema Operacional, CapacitaçãoResumo
A partir das oportunidades do projeto de extensão ReuseTech, que já ocorre no IFC campus Brusque desde 2016, e dos efeitos causados pela pandemia de COVID-19, que impossibilitou a prática profissional dos estudantes dos cursos de informática do campus (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores), pensou-se neste projeto de ensino integrado à extensão. Com o conhecimento dos estudantes e a supervisão dos professores orientadores, serão ofertadas oficinas de montagem e manutenção de computadores a partir dos equipamentos eletrônicos de informática recebidos de doação pelo projeto ReuseTech. Serão realizadas pelo menos duas oficinas: (i) uma voltada ao público interno, preferencialmente aos estudantes dos 2ºs anos do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do campus que não tiveram essas práticas quando estiveram no 1º ano do Ensino na disciplina Hardware e Sistemas Operacionais, no período da tarde; e (ii) outra aberta à sociedade, em período noturno. Cada oficina terá três dias de atividades, com duas a três horas de duração, sendo assim divididos: (i) no primeiro dia, o reconhecimento de peças de hardware e a montagem de computadores; (ii) no segundo dia, a instalação de um sistema operacional nos computadores montados; e (iii) no terceiro dia, uma atividade prática introdutória de Arduino e Raspberry (para as oficinas do público interno) e uma atividade introdutória de administração básica e uso de softwares nos sistemas operacionais instalados (para as oficinas do público externo). Como um desdobramento do projeto ReuseTech, espera-se que esta ação possa ajudar na conscientização da sociedade local sobre o reuso, o desenvolvimento sustentável nas cadeias de produção e o descarte correto de equipamentos eletrônicos; servir como uma capacitação introdutória na área de informática; bem como ajudar a diminuir a lacuna de conhecimento deixada pelos efeitos da pandemia de COVID-19 nos alunos do campus.