A Utilização do Jogo no Aprendizado
Palavras-chave:
Neurociência, Educação, Processo EducativoResumo
Nosso trabalho tem como base o processo educativo com os princípios da Neurociência. Segundo a neurociência, é necessário usar várias funções cerebrais e automaticamente corporais para uma melhor ativação e fixação do aprendizado, transformando-o em memórias. Partindo do princípio que não fomos programados para lembrar e armazenar tudo ao qual somos expostos , precisamos estimular diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo para que ocorra uma fixação, uma sinapse, uma memória? Armazenando de forma que poderemos lembrar novamente. Através de estudos nesse campo temos base para nortear mais atividades de ensino de uma maneira atrativa, para os alunos, como consequência faremos desse aprendizado uma memória definitiva que mesmo fora da sala de aula o aluno será capaz de lembrar desse aprendizado . Tendo em vista esse conceito desenvolvemos um jogo de tabuleiro em formato de uma molécula, com objetivo de ima rememoração de um conteúdo previamente exposto em sala de aula, bem como um conteúdo novo, juntamente com todo o aparato de estímulos que um jogo é capaz de trazer consigo intrinsecamente com uma didática atrativa aos alunos . O jogo consiste em escolher um personagem que disponibilizaremos entre figuras relevantes do campo da Química mundial, para representar o jogador ou o grupo , na dinâmica, usando um dado para informar quantas casas esse personagem pode avançar, através de perguntas de várias vertentes na química geral . Caso acerye a pergunta, o jogador avança a quantidade indicado no dado, Caso não, deixa de avançar e passa a vez para o próximo jogador ou grupo . Vence quem finalizar todo o percurso primeiro . A proposta com o jogo é mostrar uma forma mais divertida, lúdica para trabalhar um conteúdo extenso e da mesma forma podendo ser usado para avaliar o aprendizado da turma, sendo possível verificar o que os alunos conhecem do conteúdo e quais será necessário um aprofundamento e uma nova abordagem.