DOMINANDO A QUÍMICA

Autores

  • Gabriella F. Gusmão DIAS Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque
  • Efraim F. de Oliveira Nunes da SILVA Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque
  • Tiago L. Moda Instituto Federal Catarinense - Campus Brusque

Palavras-chave:

Ensino de Química, Geometria Molecular, Recurso Didático

Resumo

O recurso foi desenvolvido como meio de fixação de conhecimentos sobre os conteúdos geometria molecular e o modelo da repulsão do par de elétrons no nível de valência (RPENV), objetivando estabelecer uma aprendizagem relevante através do ensino lúdico para estudantes do ensino médio. O recurso didático Dominando a Química demonstrou equilíbrio de conceitos importantes na aquisição de conhecimentos presentes no processo educativo e o caráter lúdico. Pela melhora no acerto de algumas respostas, maior facilidade em compreender os conteúdos relacionados à geometria molecular, reconhecer as geometrias moleculares, como também na vontade de superar os desafios propostos pelo jogo. E, adicionalmente, analisado pela motivação e esforço na participação ativa dos alunos, a qual foi permitida pelo ambiente descontraído, imune da pressão do erro e também pelo espaço favorável à troca de conhecimentos. Quando se argumenta que o ensino de química é apenas uma atividade de memorização, os recursos didáticos e atividades lúdicas vêm para mostrar que existe uma alternativa diferente e o Dominando a Química traz essa percepção de forma objetiva. Por fim, o que tornou a aplicação significativamente satisfatória foi presenciar que todos os estudantes estavam envolvidos e estimulados a participarem, sendo gratificante verificar que eles aprenderam novas geometrias, sanaram dúvidas e levantaram questionamentos sobre o recurso.

Downloads

Publicado

2021-06-09