A CERVEJARIA BAYER DE TIJUCAS (SC) E SUA HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL E GASTRONÔMICO
Palavras-chave:
Cervejaria Bayer, Turismo e gastronomia, História e CulturaResumo
A cerveja, como elemento gastronômico, tem uma relação bastante próxima com a imigração alemã em Santa Catarina, estabelecendo a concepção de uma cultura a partir de sua produção. Nesse contexto, ainda que Tijucas se configure como um reduto açoriano, a Cervejaria Bayer, parte importante da história local, estabelece-se como elemento histórico-cultural e aponta como possibilidade de fomento ao turismo entre o município e Florianópolis, local onde a família reproduz a marca com receitas que homenageiam sua história. Neste contexto, o presente estudo buscou resgatar a história como elemento fundamental de compreensão do presente e, através dela, promover possibilidades de turismo na sua característica de fenômeno, concebendo a relação direta entre a materialidade da cerveja e todo o conjunto de identidade e
cultura imaterial. Dessa forma, buscou-se a relação entre a família Bayer e o
interesse desperto em se produzir uma cerveja de qualidade na região, comprovada
pela premiação recebida no Velho Continente. Assim, de forma sucinta,
apresenta-se a possibilidade de reconhecimento da marca como elemento histórico,
visando promover tanto o turismo em Tijucas (SC) quanto o fortalecimento do
mercado de cervejas artesanais no município de Florianópolis (SC), através do
Bayer Bier, empreendimento que visa resgatar a produção atrelada aos preceitos
históricos do empreendimento que remonta a década de 1920.