UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE UMA REDE DEFINIDAS POR SOFTWARE E UMA REDE LEGADA
Palavras-chave:
redes definidas por software, redes legadas, SDNResumo
As redes de computadores são complexas e difíceis de gerenciar. Essas redes têm muitos tipos de equipamentos, de roteadores e switches a middleboxes, como firewalls, tradutores de endereço de rede, balanceadores de carga de servidor e sistemas de detecção de intrusão. Além disso, há uma necessidade de toda a equipe de administração da rede para executar e gerenciar a eficiência da rede.
Como uma alternativa de execução e gerenciamento às redes tradicionais, recentemente surgiu o conceito de Redes Definidas por Software (Software Defined Networking – SDN). Uma SDN é definida pela "dissociação dos planos de controle e encaminhamento de pacotes na rede". Permite que as redes se conectem diretamente aos aplicativos por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs), reforçando o desempenho e a segurança dos aplicativos e criando uma rede dinâmica e flexível arquitetura que pode ser alterada conforme necessário. Propondo dois ambientes simulados, busca-se analisar a implantação de uma rede SDN e uma
rede tradicional, considerando o processo de gerenciamento, análise e resolução de problemas dessas redes. Cobrindo também os conceitos e termos usados da rede SDN e da rede tradicional.