A TOMADA DE DECISÕES EM CERVEJARIAS ARTESANAIS: um estudo de caso sobre inteligência competitiva em Santa Catarina
Palavras-chave:
Tomada de Decisões, Vantagem Competitiva, Microcervejarias CatarinensesResumo
A atividade de pesquisa é fundamental para alcançar pessoas e negócios e ajudar na tomada de decisão. Frente a um ambiente de negócios complexo e com muitos desafios, saber investigar e traçar alternativas para realizar a tomada de decisão é fundamental, pois prepara para conviver em meio a uma ampla concorrência e tornar o negócio viável e saudável. O processo de tomada de decisão é composto pelas fases de inteligência, concepção, escolha e revisão. Na primeira fase, o decisor busca obter informações ou conhecimento acerca do problema. Na segunda, com a definição formal do problema, iniciam-se as atividades de elaboração e avaliação de alternativas na busca de potenciais soluções para o problema. Na fase de escolha, após análise das alternativas disponíveis, as principais barreiras são sintetizadas nas limitações do decisor em identificar o método de seleção, em organizar a informação e selecionar alternativas disponíveis. A fase de revisão é onde ocorre a avaliação das decisões passadas, definidas como feedback, que permite ao decisor rever as fases anteriores na busca da alternativa mais satisfatória (SIMON, 1977). Este estudo pretendeu trazer à tona a discussão em torno da tomada de decisões em organizações cervejeiras, buscando um olhar ao processo decisório, às demandas recorrentes, bem como, ao material humano envolvido nestas decisões. Para a coleta de dados, ocorrida no mês de agosto de 2022, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por questões abertas, referente a situações que englobam a vantagem competitiva e os fatores da tomada de decisão. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Participaram da pesquisa dois gestores de duas empresas cervejeiras em Santa Catarina. Os participantes convidados preencheram os seguintes requisitos: ser profissional da área de gestão e o decisor responsável por uma área, setor ou dono do negócio. Foi objetivo deste estudo conhecer e aprofundar sobre os principais fatores que influenciam na tomada de decisão e sua relação com a vantagem competitiva. Analisar e levantar informações sobre o meio ambiente para identificar novas condições que demandem novas ações, são práticas assertivas pois coloca em pauta a necessidade de compreender e identificar os principais componentes do problema e reconhecer o problema para estabelecer objetivos para a decisão. Os critérios para isso seguem a experiência, o tamanho do negócio, a complexidade e a capacidade de estabelecer caminhos possíveis para buscar soluções que atendam as necessidades da organização. A fase de desenho ou concepção neste estudo não teve uma clareza de quais elementos são selecionados para a tomada de decisão. A base foi a identificação do problema pontual e a solução do mesmo. E no que concerne o compartilhamento, é parte fundamental do processo para a tomada de decisão, visto que em um mundo complexo com informações ampliadas, realizar o filtro e absorver a informação mais importante é matéria com custo alto para uma decisão individualizada. Com os resultados, percebeu-se que os participantes utilizam a investigação, concepção e compartilhamento do modelo de Simon para buscar informação e gerar alternativas para a tomada de decisão.