TABULEIRO QUÍMICO: CURIOSIDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Autores

  • Amanda Schaadt
  • Gustavo Vinícius Esser
  • Natan da Cunha

Palavras-chave:

Jogo de Tabuleiro, Recurso Didático, Elementos Químicos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar os conhecimentos pertinentes à tabela periódica dos elementos químicos e suas curiosidades presentes no cotidiano dos discentes. Pretende-se abordar temas principais do conteúdo de química sobre a tabela periódica, relacionando a teoria com o contexto social, por meio de um jogo de tabuleiro com cartas. Portanto, o recurso didático é confeccionado com base no jogo Perfil e o tabuleiro do Ludo. As cartas foram elaboradas referentes aos elementos químicos, no formato Perfil, deste modo, possuem dicas relacionadas a um elemento químico. O tabuleiro foi projetado considerando a acessibilidade e a intimidade com o mesmo, por ser um tabuleiro comumente conhecido, há uma maior facilidade em desenvolver e aplicar o recurso didático. Apresenta-se nas cartas dicas sobre a identidade do elemento químico, que são associadas ao conteúdo da tabela, por exemplo: afinidade eletrônica, raio atômico, distribuição eletrônica, entre outros, e suas características. Cada dupla de jogadores deverá descobrir qual elemento químico é apresentado na carta por meio das dicas, sendo que a cada dica a dupla tem uma tentativa para acertar o elemento em um tempo de trinta segundos controlado pelo mediador, neste caso a dupla que está lendo a carta. Portanto, a dupla possui tempo para debater a respeito de seus conhecimentos que envolvem a dica esclarecida e determinar uma resposta. Desta forma, o domínio dos conhecimentos a respeito da tabela periódica é posto em prática, pois há uma relação entre uso de dicas e a recompensa por acertar a resposta, logo, usando menos dicas e acertando a resposta a dupla anda mais casas no tabuleiro. O sentimento condicionado pela recompensa, segundo a teoria do behaviorismo, é uma ferramenta eficaz para estimular o aprendizado desses conhecimentos. Além disso, o aluno pode ancorar conhecimentos do seu cotidiano com os conhecimentos a respeito da tabela, o que, segundo a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, permite que os alunos tenham uma fixação melhor dos conteúdos ao perceber que certa teoria está intimamente ligada ao seu cotidiano, no caso do recurso proposto, determinado elemento está presente em alguma tecnologia utilizado frequentemente pelo discente. Quando pensamos no tabuleiro, decidimos utilizar como base o tabuleiro do jogo de ludo por conta do mesmo ser mais acessível para as escolas e grande parte das pessoas terem familiaridade com o jogo, sendo assim seria apenas necessário a impressão das cartas com dicas, por fim, barateando a produção do jogo.

Publicado

2023-11-10