Edições anteriores

  • Edição 02
    v. 2 n. 2 (2021)

    Apresentamos a segunda edição da Revista CONTRAPONTO: Discussões Científicas e Pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação. Os artigos, relatos e ensaios que compõem esta edição abrangem temáticas relacionadas às áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinar. Os manuscritos apontam para uma diversidade de temas relevantes para o fazer docente à medida que relatam pesquisas e experiências em sala de aula, nos diversos níveis e em várias instituições de ensino, proporcionando importantes reflexões e análises. Agradecemos as submissões dos pesquisadores que escolheram a CONTRAPONTO como meio de divulgação de seus trabalhos e desejamos a todos uma excelente leitura.

    DOI 10.21166/ctp.v2i2

    ISSN 2763-5635

     

  • Edição 04
    v. 3 n. 4 (2022)

    A segunda edição da Revista CONTRAPONTO: Discussões Científicas e Pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação deste ano traz um grupo de nove trabalhos oriundos dos Trabalhos de Conclusão de ursoC da segunda turma de Especialistas em Educação Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, cujos resultados foram finalizados no primeiro trimestre de 2022. Os temas apresentados pelos especialistas foram plurais, envolvendo, entre outras coisas, dificuldades de alunos em conteúdos específicos no contexto do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica em Matemática, conhecimento dos professores sobre e desafios tecnológicos na pandemia e alternativas metodológicas de enfrentamento de transtorno de aprendizagem. Traz, também, dois trabalhos de pesquisa e um relato de experiências externas, pautados em intentos de natureza metodológica investigativa e de modelagem de fenômenos, respectivamente.

     

    ISSN 2763-5635

    DOI 10.21166/ctp.v3i4

  • Edição Comemorativa
    v. 1 n. 1 (2020)

    Edição de Lançamento

    CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação.

    v. 1 n. 1 (2020)

  • Edição 03
    v. 3 n. 3 (2022)

    Iniciamos 2022 com a publicação da terceira edição da Revista CONTRAPONTO: Discussões Científicas e Pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação. O volume conta com 12 manuscritos subdivididos nas seções Artigos Científicos, Relatos de Experiências e Resenhas. Os trabalhos que compõem esta edição abrangem temáticas relacionadas às áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinar, pesquisadas e experienciadas na Educação Básica, no Ensino Superior e, por vezes, na relação entre ambos. Apesar da convivência com uma pandemia, as áreas educacionais demonstram, a partir dos textos aqui publicados, que a escola e a universidade não estagnaram. A coletânea apresentada discute temáticas variadas, especialmente voltadas às metodologias de ensino alternativas ao modelo tradicional de ensino, ao uso positivo de ferramentas tecnológicas, à interdisciplinaridade e aos variados formatos de coleta e análise de dados e informações para constituição das escritas.

     

    ISSN 2763-5635

    DOI 10.21166/ctp.v3i3

  • Edição 05
    v. 4 n. 5 (2023)

    Iniciamos 2023 esperançosos e entusiasmados com tudo aquilo que o início de um novo ciclo pode nos proporcionar. Numa projeção equivalente, a publicação da 5ª Edição da Revista CONTRAPONTO: Discussões Científicas e Pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, tem o intuito de proporcionar momentos de partilha de ideias, em forma de pesquisas e de experiências vivenciadas na educação. Este volume conta com 12 manuscritos subdivididos nas seções Artigos Científicos e Ensaios e Relatos de Experiências. Não podemos deixar de considerar o quanto ainda sofremos com os resquícios de uma pandemia que ainda não findou, no entanto, ratifica-se a resiliência como uma competência genuína da educação, dos docentes e de todos os profissionais ainda em formação, tendo em vista que grande parte dos materiais, aqui publicados, sofreram impactos do período de isolamento social e refletem sobre o que que foi vivenciado naquele período ou, até mesmo, com o início do retorno às atividades presenciais das instituições de ensino.

    ISSN 2763-5635