As funções discursivas da linguagem na Teoria dos Registros de Representação Semiótica: um Estado do Conhecimento em dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5479

Palavras-chave:

Funções discursivas, Registros de Representação Semiótica, Estado do Conhecimento, Pesquisa em Educação Matemática

Resumo

A linguagem desempenha um papel vital na socialização e comunicação de conhecimentos, sendo fundamental também na matemática para representar seus elementos. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, apresenta certas funções discursivas necessárias para a aprendizagem da matemática e seus processos de escrita. Neste sentido, buscando entender como os estudos tem explorado as funções discursivas nas pesquisas brasileiras, este artigo tem o objetivo de: realizar um estado do conhecimento sobre o uso das funções discursivas de Duval em dissertações e teses no Brasil, de 1995 a 2022. Por meio da análise dos 19 trabalhos identificados, concluímos que as funções e operações discursivas tem sido utilizado como referencial teórico-metodológicos nas pesquisas, contribuindo como uma lente para analisar produções escritas e o discurso no contexto da Educação Matemática. Também percebemos que este arcabouço pode ser mais aprofundado nos estudos e ainda suscita mais trabalhos que abordam toda sua complexidade.

Biografia do Autor

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), Mestre pelo mesmo programa e instituição. Graduado em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Tem experiência em lecionar matemática pela Secretaria do Estado da Educação SED/SC, onde atuou entre 2015 e 2021. Participa dos grupos de pesquisa GPEEM e GEPPROFEM, ambos da UFSC. É vice-diretor da gestão atual (2023-2026) da SBEM/SC - Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Regional de SC). Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática, com foco nos materiais manipulativos nos Anos Iniciais e análise de livros didáticos, tendo como principais referenciais a teoria Registros de Representação Semiótica e o Enfoque Ontossemiótico. Atualmente, é professor de matemática efetivo na rede municipal de educação de Gaspar/SC, lecionando para turmas dos Anos Finais e também na Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na rede estadual.

Crislaine Costa, SED/SC - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Especialização na área da educação matemática e é Mestra em Educação Científica e Tecnológica, pela UFSC. Participa do GPEEM - Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino da Matemática - UFSC. Tem experiência com educação básica, já tendo lecionado em escolas estaduais e também na rede SESI/SENAI para Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora efetiva da rede estadual de ensino, lecionando no ensino médio integral. Tem interesse em pesquisas que versam sobre Semiótica, Educação Matemática Critica e Educação Ambiental.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Artigos Científicos