Práticas integrativas e complementares para o bem-estar animal como contribuição ao aprendizado da medicina veterinária
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5478Palavras-chave:
Bem-Estar do Animal., Medicina Veterinária., Terapias Complementares., Educação., Metodologias ativasResumo
O estudo apresenta o desenvolvimento de uma revisão da literatura sobre o uso das práticas integrativas e complementares para o bem-estar animal e como estas podem contribuir ao processo de ensino e aprendizagem da Medicina Veterinária. A revisão foi desenvolvida durante o segundo semestre do primeiro ano do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, como uma atividade de Pesquisa/avaliativa para o componente curricular de Bem-estar Animal. O tema proposto para pesquisa foram os Cinco Domínios/Cinco Liberdades, Interação humano-animal, Medicina Veterinária Complementar e Alternativa, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Florais, Fitoterapia e Aromaterapia e Terapia de Reiki. Para a pesquisa foram utilizados o Portal de Periódicos CAPES, Web of Science, Scielo, British Veterinary Association, PubMed, Elsevier e Persée como plataformas de busca. O relato aborda e discute a relação docente/discente, o uso de mapas conceituais, metodologias ativas e aspectos sociais, filosóficos e suas repercussões no ensino e aprendizagem da Medicina Veterinária. Com impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem da Medicina Veterinária, esta experiência proporcionou a oportunidade de fortalecer os conhecimentos das diversas modalidades de tratamento que envolvem as práticas integrativas e complementares bem como perceber suas potencialidades nos animais.
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