A resolução de problemas como metodologia para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central

Autores

  • Joice Marisa Vendrusculo Carpenedo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Karla Aparecida Lovis Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5202

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Estágio Supervisionado, Resolução de Problemas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa cuja finalidade é analisar as facilidades e as dificuldades apresentadas por alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio com relação à Resolução de Problemas envolvendo os conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central. A pesquisa foi desenvolvida durante a etapa final do Estágio Supervisionado com ênfase no Ensino Médio, para um total de 35 estudantes. A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino e de aprendizagem que se refere à capacidade dos alunos enfrentarem desafios, analisarem e interpretarem informações, identificarem estratégias apropriadas, aplicarem conceitos e procedimentos matemáticos relevantes, chegando a soluções coerentes. Os resultados obtidos demonstram que a Resolução de Problemas pode ser uma alternativa eficiente para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. No que diz respeito aos conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central, destaca-se que os estudantes conseguiram resolver os problemas de maneira autônoma, evidenciando o pensamento crítico, a criatividade e a tomada de decisões. Por fim, ressalta-se a capacidade dos estudantes em aplicar os conceitos matemáticos nas situações propostas nos problemas.

Referências

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.

ECHEVERRÍA, M. D. P. A solução de problemas em matemática. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 44-65.

GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas. V. 35. n. 2. Mar/Abr, 1995.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação:abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo.

PROENÇA, M. C. de. Trabalho de Mestrado (2008). Um estudo sobre o desempenho e as dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio na identificação de atributos definidores de polígonos.

SOUZA, M. N. de. A Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino para os Professores de Matemática da Cidade de Itabaiana-PB. Orientador: Maria da Conceição Alves Bezerra . 2012. 40 f. v. 1, TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Federal da Paraíba , Itabaiana, 2012.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Artigos Científicos