A resolução de problemas como metodologia para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5202Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Estágio Supervisionado, Resolução de ProblemasResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa cuja finalidade é analisar as facilidades e as dificuldades apresentadas por alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio com relação à Resolução de Problemas envolvendo os conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central. A pesquisa foi desenvolvida durante a etapa final do Estágio Supervisionado com ênfase no Ensino Médio, para um total de 35 estudantes. A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino e de aprendizagem que se refere à capacidade dos alunos enfrentarem desafios, analisarem e interpretarem informações, identificarem estratégias apropriadas, aplicarem conceitos e procedimentos matemáticos relevantes, chegando a soluções coerentes. Os resultados obtidos demonstram que a Resolução de Problemas pode ser uma alternativa eficiente para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. No que diz respeito aos conteúdos de porcentagem e medidas de tendência central, destaca-se que os estudantes conseguiram resolver os problemas de maneira autônoma, evidenciando o pensamento crítico, a criatividade e a tomada de decisões. Por fim, ressalta-se a capacidade dos estudantes em aplicar os conceitos matemáticos nas situações propostas nos problemas.
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