Vivências, desafios e conquistas no processo de alfabetização de uma estudante da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5200Palavras-chave:
Educação Especial, LIBRAS, Alfabetização, Atuação docenteResumo
O presente artigo tem por objetivo relatar uma vivência, enquanto auxiliar educacional em uma Rede Municipal do Centro-Oeste Catarinense e graduanda do curso de Pedagogia do IFC -Instituto Federal Catarinense, no processo de alfabetização de uma estudante da Educação Especial, do Ensino Fundamental II, no ano de 2023. Para isso, realizou-se uma produção crítico-reflexiva dos fatos vivenciados com uma análise dos referenciais teóricos e metodológicos da educação. O debate apoiou-se em autores como Paulo Freire (1997); Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1999) e Madalena Freire (2023), além de legislações como LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Constituição Federal da República (1988) e LBI – Lei Brasileira da Inclusão (2015). Este relato também convida à reflexão do quanto, muitas vezes, o conhecimento é limitado para os estudantes com necessidades especiais, pois embora a educação especial e inclusiva esteja garantida na LDB nº 9394/96, ainda é um grande desafio materializar esse direito no cotidiano escolar. Além disso, compreende-se a práxis pedagógica como uma ação inerente à prática docente, pois somente por meio dela, novos caminhos puderam ser construídos, caminhos que possibilitaram significativos avanços no processo de alfabetização da estudante, assim como, novos olhares para a Educação Especial.
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