O uso da impressão 3D no ensino de ciências: aplicação em oficinas interdisciplinares

Autores

  • Rodrigo Banegas Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
  • Daniel Kerr Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
  • Renata Ogusucu Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5049

Palavras-chave:

Ensino de química, Bioquímica, Impressão 3D, Cultura maker

Resumo

O presente estudo relata a viabilidade de integração da tecnologia de impressão 3D como recurso pedagógico no ensino de ciências, com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos abstratos por parte de estudantes do ensino médio e técnico. Foram confeccionados modelos tridimensionais representando átomos e ligações químicas por meio de impressoras 3D, os quais foram posteriormente organizados em conjuntos (kits). Foram realizadas quatro oficinas com os estudantes, permitindo a participação ativa de todos nas tarefas propostas. Esta abordagem proporcionou significativamente a participação dos estudantes. A elaboração e utilização desses kits revelaram-se estratégias promissoras no ensino de componentes curriculares como o de química, biologia e bioquímica. A aplicação das estruturas impressas em 3D como ferramentas de ensino demonstrou eficácia, como indicado pelas respostas favoráveis dos estudantes em um questionário eletrônico aplicado após as atividades. Estes resultados encorajadores evidenciam o vasto potencial da impressão 3D como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Banegas, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Possui graduação em química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre Química pela UFSC com ênfase na área de físico química em materiais poliméricos, atuando principalmente na área de modificação e caracterização destes materiais. Doutor em química pela UFSC na área de físico química e subárea em química teórica computacional (simulação por dinâmica molecular). Atualmente, é professor de Química dos cursos técnicos, tecnólogos e licenciaturas do Instituto Federal Catarinense (IFC), atuando no câmpus Camboriú / SC. 

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência