O uso da impressão 3D no ensino de ciências: aplicação em oficinas interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5049Palavras-chave:
Ensino de química, Bioquímica, Impressão 3D, Cultura makerResumo
O presente estudo relata a viabilidade de integração da tecnologia de impressão 3D como recurso pedagógico no ensino de ciências, com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos abstratos por parte de estudantes do ensino médio e técnico. Foram confeccionados modelos tridimensionais representando átomos e ligações químicas por meio de impressoras 3D, os quais foram posteriormente organizados em conjuntos (kits). Foram realizadas quatro oficinas com os estudantes, permitindo a participação ativa de todos nas tarefas propostas. Esta abordagem proporcionou significativamente a participação dos estudantes. A elaboração e utilização desses kits revelaram-se estratégias promissoras no ensino de componentes curriculares como o de química, biologia e bioquímica. A aplicação das estruturas impressas em 3D como ferramentas de ensino demonstrou eficácia, como indicado pelas respostas favoráveis dos estudantes em um questionário eletrônico aplicado após as atividades. Estes resultados encorajadores evidenciam o vasto potencial da impressão 3D como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem.
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