Ensino da dinâmica sob uma perspectiva freireana em duas turmas de 1º ano do ensino médio do IFC - campus Concórdia
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5048Palavras-chave:
Educação, Ensino, Física, Dinâmica, Paulo FreireResumo
A interseção entre a teoria pedagógica de Paulo Freire e o ensino de Física tem sido objeto crescente de interesse na educação contemporânea. Este trabalho se propõe a explorar o ensino da Dinâmica nas aulas de Física sob uma perspectiva freireana. Paulo Freire apresenta em sua teoria uma abordagem crítica e reflexiva que busca transcender a mera transmissão de conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e promovendo uma visão mais contextualizada e significativa do conteúdo. Destaca-se que este trabalho foi conduzido no contexto do Programa Residência Pedagógica, uma iniciativa que visa aprimorar a formação inicial de professores por meio da integração entre teoria e prática. No âmbito do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, o estudo foi realizado com as turmas 1E do curso Técnico em Alimentos e 1F do curso Técnico em Informática para Internet, ambos integrados ao Ensino Médio. Sendo assim, este trabalho busca contribuir para o enriquecimento do debate sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Física, ao mesmo tempo em que evidencia a importância de uma abordagem crítica e contextualizada para promover uma educação mais participativa.
Referências
AUTH; M. A. Formação de professores de Ciências Naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. Tese (Doutor em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.
BARRETO; V. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte e Ciência, 1998.
BARROS, José d'Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 06 de maio de 2021.
COSTA; J. de M. O uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos. Inter-Ação. Goiânia, v. 37, n. 2, p. 417-428, jul./dez. 2012.
GADOTTI; M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1991.
_________. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2001.
FREIRE; P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 23ª edição, 1989.
_______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
_______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Educação como Prática da Liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
_______. A Educação na Cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FUKS; R. Quem foi Paulo Freire e porque a sua pedagogia foi tão importante. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/quem_foi_paulo_freire_pedagogia/>. Acesso em: 06 de jun. de 2024.
GAYATTO; M. L. C. Abertura do seminário. In. ORTH, L. M. E. (Tradutora). O processo educativo segundo Paulo Freire e Pichon-Rivière. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. p. 11- 13.
GROS; B. Os jogos digitais e a responsabilidade mediática. 2003. Disponível em: <http://www.aprendaejoguecomaea.com>. Acesso em: 12 de out. de 2021.
LIBÂNEO; J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MATTAR; J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MEDEIROS; A. MEDEIROS; C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Rev. Bras. Ens. Fís. 24, 77 (2002).
PIMENTA; S. G. LIMA; M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI; D. Sentido da Pedagogia e papel do pedagogo. Revista ANDE, nº 09, 2007.
SCHRAM; S.C. CARVALHO; M. A. B. O pensar educação em Paulo Freire: para uma Pedagogia de mudanças. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>. Acesso em: 15 de jun. de 2021.
TOZONI-REIS; M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba. Editora UFPR, n. 27, p. 93-110, 2006.
VYGOTSKY; L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
ZAMPIER; L. Simulador educacional como ferramentas de apoio em aulas de Ciências. Campina do Simão, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_unicentro_lucineiazampier.pdf>. Acesso em: 10 de set. de 2021.
ZITKOSKI; J. J. Paulo Freire e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.