Ensino da dinâmica sob uma perspectiva freireana em duas turmas de 1º ano do ensino médio do IFC - campus Concórdia

Autores

  • Gizela Vanessa Hack Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Daniel Farias Mega Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5048

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Física, Dinâmica, Paulo Freire

Resumo

A interseção entre a teoria pedagógica de Paulo Freire e o ensino de Física tem sido objeto crescente de interesse na educação contemporânea. Este trabalho se propõe a explorar o ensino da Dinâmica nas aulas de Física sob uma perspectiva freireana. Paulo Freire apresenta em sua teoria uma abordagem crítica e reflexiva que busca transcender a mera transmissão de conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e promovendo uma visão mais contextualizada e significativa do conteúdo. Destaca-se que este trabalho foi conduzido no contexto do Programa Residência Pedagógica, uma iniciativa que visa aprimorar a formação inicial de professores por meio da integração entre teoria e prática. No âmbito do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, o estudo foi realizado com as turmas 1E do curso Técnico em Alimentos e 1F do curso Técnico em Informática para Internet, ambos integrados ao Ensino Médio. Sendo assim, este trabalho busca contribuir para o enriquecimento do debate sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Física, ao mesmo tempo em que evidencia a importância de uma abordagem crítica e contextualizada para promover uma educação mais participativa.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência