Experimentação e jogos no ensino de física: uma experiência didática sobre cinemática em uma turma de 1º ano do novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5047Palavras-chave:
Experimentação, Jogos, Cinemática, Novo Ensino MédioResumo
Este trabalho foi desenvolvido no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. O objetivo principal foi integrar a experimentação e a inserção de jogos didáticos em uma turma de 1º do Novo Ensino Médio, localizada no município de Concórdia - SC. A experimentação no ensino é uma abordagem pedagógica que enfatiza o aprendizado por meio de experiências e investigações. Isso inclui a realização de experimentos, atividades de laboratório e projetos práticos, permitindo que os alunos vivenciem os conceitos teóricos de maneira concreta. Essa metodologia visa proporcionar uma aprendizagem mais significativa, uma vez que os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais. Por sua vez, a inserção dos jogos didáticos desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos são naturalmente envolventes e divertidos, proporcionando um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante. Tendo como base esses dois eixos, a intervenção pedagógica ocorreu ao longo de dois meses, totalizando oito encontros, distribuídos entre seis aulas regulares, uma observação de classe e uma oficina didática. A metodologia proposta foi adotada desde a primeira aula e se mostrou eficaz no sentido de engajar os alunos nas práticas de sala de aula. Observou-se que a maioria dos alunos aceitaram a proposta, participando de forma ativa e colaborando nas intervenções realizadas durante o estágio.
Referências
ALMEIDA; M. E. B. Tecnologias e formação de professores: relações entre o sujeito e a experiência no decorrer da história. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. 2018. p. 99-121. Disponível em <https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acesso em: 30 de maio de 2023.
ALVES; E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Papirus Educação).
ARAÚJO; M. S. T. de. ABIB; M. L. V. dos S. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf>. Acesso em: 08 de jun. de 2023.
BORIN; J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 5ª ed. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=23.,de%20aprendizagem%20assim%20o%20recomendar>. Acesso em: 16 de abr. de 2023.
Lei Nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art1>. Acesso em: 16 de abr. de 2023.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 de abr. de 2023.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC. (2000).
BOTTENTUIT JUNIOR; J. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. Disponível em: <https://fatecead.com.br/ma/artigo01.pdf>. Acesso em: 30 de abr. de 2023.
CLASSDOJO. Sobre Nós. Conexão. (s.d). Disponível em: <https://www.classdojo.com/pt-br/about/?redirect=true>. Acesso em: 16 de abr. de 2023.
DANTE; L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Editora Ática, 1989.
DIGIACOMO; D. K. GREENHALGH; S. BARRIAGE; S. Como alunos e diretores entendem o ClassDojo: insights emergentes. TechTrends 66, 172–184. (2022). Disponivel em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11528-021-00640-6#citeas>. Acesso em: 16 de abr. de 2023.
FELBER; D. KRAUSE; J. C. VENQUIARUTO; L. D. (2018). O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152/5645>. Acesso em: 30 de maio de 2023.
FREIRE; P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GRASSELLI; E. C. GARDELLI; D. O Ensino da Física pela Experimentação no Ensino Médio: da Teoria à Prática. (2014). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_fis_artigo_erasmo_carlos_grasselli.pdf>. Acesso em: 07 de jun. de 2023.
IFC. Projeto Pedagógico do Curso Superior (PPCS) Licenciatura em Física. 2019. Disponível em: <https://licenciatura-fisica.concordia.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/23/2022/06/Projeto-Pedag%C3%B3gico-de-Curso-Licenciatura-em-F%C3%ADsica.pdf>. Acesso em: 29 de mar. de 2023.
LIMBERGER; K. M. BRANDOLT; T. D. D. BERTOGLIO; D. S. As funções da experimentação no Ensino de Ciências e Matemática. Vol. 6, n. 2. Jul./Dez. 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/322641719.pdf>. Acesso em: 07 de jun. de 2023.
LOPES; M. da G. Jogos na educação: criar, fazer e jogar. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS; V. H. Jogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de Física. 2019. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8830/1/CT_COFIS_2019_2_05.pdf>. Acesso em: 31 de maio de 2023.
MENEZES; L. C. (2012). Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/809/tecnologia-na-educacao-quanto-e-como-utilizar>. Acesso em: 31 de maio de 2023.
MORAIS; E. A. POLETTO; R. de S. A experimentação como metodologia facilitadora da aprendizagem de ciências. Secretaria de Estados da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_cien_artigo_edilene_alves_morais.pdf>. Acesso em: 14 de maio de 2023.
NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
NASCIMENTO; C. S. UIBSON; J. Uso de experimentos no ensino de Física: uma revisão sistemática da literatura. (2021). Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16377/2/UsoExperimentosEnsinoFisica.pdf>. Acesso em: 14 de maio de 2023.
OLIVEIRA; J. R. S. de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de Ciências: reunindo elementos para a prática docente. (2010). Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31>. Acesso em: 14 de maio de 2023.
PALHARES; I. Professores apontam falta de Estrutura e de Recursos em Escola Públicas do País. (2023). Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/05/professores-apontam-falta-de-estrutura-e-de-recursos-em-escolas-publicas-do-pais.shtml>. Acesso em: 09 de jun. de 2023.
PEREIRA; N. ARAÚJO; M. Utilização de recursos tecnológicos na Educação: caminhos e perspectivas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5421>. Acesso em: 01 de jun. de 2023.
PEREIRA; R. F. FUSINATO; P. A. NEVES; M. C. D. Desenvolvendo um Jogo de Tabuleiro para o Ensino de Física. (2009). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/342822463_DESENVOLVENDO_UM_JOGO_DE_TABULEIRO_PARA_O_ENSINO_DE_FISICA_DEVELOPING_A_TABLE_GAME_FOR_THE_PHYSICS_TEACHING>. Acesso em: 31 de maio de 2023.
PESSOA; C. Contrato Didático: sua Influência na Interação Social e na Resolução de Problemas. (2004). Disponível em: <https://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/01/CC66657466404.pdf>. Acesso em: 16 de abr. de 2023.
PIMENTEL; P. S. O uso das TIC no ensino de Física: relato de experiência com os conteúdos de Ótica. (2019). Trabalho de conclusão de curso (graduação em Física), Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: <https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21957>. Acesso em: 01 de jun. de 2023.
PPP. Projeto Político Pedagógico. Escola de Educação Básica Professor Mansueto Boff. Concórdia - SC. 2022.
POLYA; G. A arte de Resolver Problemas: Tradução de: How to solve it: a new aspect of mathematical method. Rio de Janeiro: [s.n.], 2006.
RAMIRES, E. R. Relatório de Estágio Supervisionado I. Tabatinga, UEA, 2010.
ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio do curso de Administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. (1996). 2ª ed. São Paulo: Atlas.
SOUZA; J. R. OLIVEIRA; F. M. FILHO; R. de C. A. SOUZA; D. da S. R. O uso do Kahoot! como ferramenta de apoio em um projeto de extensão: percepção dos participantes. (2020). Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/762>. Acesso em: 30 de abr. de 2023.
SUART; R. de C. MARCONDES; M. E. R. Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do Ensino Médio. (2008). Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-112942/publico/Rita_de_Cassia_Suart.pdf>. Acesso em: 08 de jun. de 2023.