Educação financeira na escola: possibilidades em uma atividade intencional
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.5043Palavras-chave:
Raciocínio Financeiro, Matemática Financeira, Educação Financeira, Educação Financeira na Escola, AtividadesResumo
Este artigo objetiva discutir a relevância do ensino de educação financeira na escola, e os elementos necessários para compor uma atividade que privilegie o raciocínio financeiro. Discute-se o lugar de destaque que a memorização e técnicas têm ocupado no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental, em detrimento às ações de refletir, questionar e pensar. Abordamos a relevância desse raciocínio na resolução de questões financeiras, e lançamos luz em discussões sobre a importância do processo de elaboração de atividades que estimulem e potencializem o exercício desse raciocínio. Este artigo toma por base pressupostos da metodologia pesquisa qualitativa. As conclusões indicam os elementos considerados necessários para estarem presentes em uma atividade; salientam a importância de o professor explorar o ensino de educação financeira na escola por meio da elaboração de atividades intencionais, em situações integradoras próximas do cotidiano dos alunos; dá ênfase no aspecto transdisciplinar, e o uso de tecnologias em um universo intradisciplinar.
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico). Caderno de Educação Financeira – Banco Central do Brasil, Brasília. 2013.
CAMPOS, André Bernardo; KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S). Revista BOEM (Boletim on Line de Educação Matemática), Florianópolis: v. 4 n. 7, 2016. p. 211–233.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena. 2012.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído: Transdisciplinaridade e Educação Ambiental, Goiânia, v.1, n.1, p.1-13, 2013.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. 3.ed. Campinas: Papirus. 2016.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho, MALTEMPI, Marcus Vinicius. Raciocínio proporcional na matemática escolar. Revista Educação em Questão, Natal, v.58, n.57, p.1-18, 2020, e-20024, jul/set. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20024. Acesso em: 29 mar. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. São
Paulo: Paz e Terra. 2018.
GOUVEA, Bruno, EMILIANO, Simone, ALVES, Verônica. Autoeficácia Docente e Uso de Tecnologias como Inovação Pedagógica. In: MATTOS, Francisco Roberto Pinto (Org.). O Novo Velho Colégio Pedro II - vol.7: Formação de professores. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II/PROPGPEC, p.61-74, 2017.
MATA-PEREIRA, Joana, PONTE, João Pedro da. Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. Bolema (Boletim de Educação Matemática), Rio Claro: v.32 n.62, 2018. p.781-801.
MATTE, Hubert. GEIDE, Ariadne Runte. A transdisciplinaridade como processo de ensino. Revista Científica Multidisciplinar. Núcleo do Conhecimento. Ano. 08, Ed. 08, v.3, p. 160-185, ago. 2023. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-transdisciplinaridade. Acesso em: 28 mar. 2024.
NICOLESCU, Basarab. A Evolução Transdisciplinar à Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável. Congresso Internacional “A responsabilidade da Universidade para a Sociedade”, 12 – 14 nov. 1997. Disponível em: https://docplayer.com.br/9015436-Basarab-nicolescu-a-evolucao-transdisciplinar-a-universidade-condicao-para-o-desenvolvimento-sustentavel.html. Acesso em: 29 mar. 2024.
OLIVEIRA, Ana Maria Rocha. A contribuição da prática reflexiva para uma Docência com Profissionalidade. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.33, n.1, p.42-61, jan/abr. 2007 Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/305. Acesso em: 28 mar. 2024.
PONTE, João Pedro da, OLIVEIRA, Hélia, VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (Org.) Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. 1ª Edição. Campinas: Mercado das Letras, 2008. p.159-192
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB, University Press, v.9, n.5, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.
SARESP 2023. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Disponível em: www.educacao.sp.gov.br saresp. Acesso em: 8 fev. 2024.
SOMAVILLA, Adriana Stefanello e BASSOI, Tania Stella. A literacia financeira: cenário e perspectivas. Revista BOEM (Boletim on Line de Educação Matemática), Florianópolis: v. 4 n. 7, 2016. p. 7–22.
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano. Decorar, lembrar e repetir: o significado das práticas escolares na escola brasileira do final do século XIX. In: SOUSA, Cynthia Pereira de (Org.). História da educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras. 1998.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Problemas Básicos de Matemática Financeira. Pagar à vista ou pagar parcelado? Qual a taxa de juros? Qual a melhor decisão a tomar? 1ª Edição. Rio de Janeiro: Livraria Ciência Moderna. 2017.
TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Práticas de professores do ensino fundamental durante a resolução de problemas de contagem. Educação Matemática Pesquisa. v.22, n.2, p.81-113, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Paulo%20Jorge/Downloads/43855-Texto%20do%20artigo-147200-1-10-20200826.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.