Divulgação científica e tecnológica realizada no Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia

Autores

  • Fábio Lombardo Evangelista Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Gustavo Schwitzki Peretti
  • Kemilly Seibel dos Santos
  • Brenda Luzia Talini Goronski

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i7.4941

Palavras-chave:

Arduino, Impressão 3D, Astronomia, Física

Resumo

A presente proposta originou-se de projetos de extensão voltados para turmas do ensino médio público em Concórdia, Santa Catarina. A ideia era promover a conscientização científica e tecnológica por meio da Física, facilitada pela impressão 3D e tecnologia Arduino, juntamente com palestras sobre Astronomia e apresentações de Experimentos Laboratoriais de Física. Além disso, houve também consideração sobre como promover de forma eficaz o Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Concórdia. O objetivo deste texto é relatar como a ação foi concebida e implementada pelos membros do projeto para o público-alvo mencionado. A preparação das aulas envolveu várias reuniões e um planejamento minuciosamente detalhado, com o objetivo central de garantir uma execução tranquila. Foram feitos convites para escolas na região de Concórdia e para professores de física que manifestaram interesse em introduzir seus alunos no mundo da ciência e tecnologia. As aulas foram ministradas presencialmente nos laboratórios de Física do IFC devido à necessidade de um espaço físico adequado, com computadores, projetores multimídia e acesso à internet. Quanto à metodologia utilizada, os assuntos foram abordados de maneira prática e dialógica, relacionando conceitos com atividades experimentais facilitadas pelos dispositivos mencionados. Os resultados alcançados estão diretamente ligados à participação ativa do público-alvo, direcionando sua atenção, interesse, inquietações e questionamentos para este campo científico e tecnológico.

Referências

EVANGELISTA, Fábio Lombardo. Física Para Pessoas Com Deficiência Visual. Clube de Autores, 2019.

DE OLIVEIRA FERNANDEZ, Cassia et al. Uma proposta baseada em projetos para oficinas de Internet das Coisas com Arduino voltadas a estudantes do Ensino Médio. RENOTE, v. 13, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/61383 Acesso em: 05 jun. 2022.

OSTERMANN, Fernanda.; MOREIRA, Marcos Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, 2000. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/141158 Acesso em: 02 jun. 2022.

PIETROCOLA, Maurício. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa abordagem integradora. PIETROCOLA, M. (org). Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

ROSA, Daniel Lemos da. O que é Arduino? 2017. Disponível em: https://www.usinainfo.com.br/blog/o-que-e-arduino/. Acesso em: 07 maio. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Ensaios e Relatos de Experiência