O uso da informática na aprendizagem da matemática

Autores

  • Laudeci Fernandes da Silva junior FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i8.4882

Palavras-chave:

Informática, Apredizagem., Softwares, Desafios.

Resumo

ara desenvolver essa temática sobre o uso da informática no ensino da matemática vem primeiramente nos mostrar a evolução da informática desde primórdios quando o Matemático Willian criou em 1622 uma régua de números, após esse período a informática passa por um grande avanço tecnológico, então em 1642 Blaise criou a primeira calculadora que realizava contas de adição e subtração e auxiliava na cobrança de taxas e impostos. No entanto devido ao grande avanço tecnológico que vivenciamos atualmente devemos utilizar essas tecnologias ao favor da aprendizagem da matemática, por muitas das vezes essas tecnologias não estão sendo utilizadas da forma correta e devido os avanços tecnológicos os discentes utilizam os avanços tecnológicos para atrapalhar as aulas. Pensando nesse contexto o objetivo geral deste trabalho é promover a aprendizagem dos discentes através do uso da informática no ambiente escolar e os específicos é proporcionar a construção da aprendizagem através de softwares e tornar as aulas de matemática dinâmicas, porém para inserir as tecnologias no ambiente escolar são enfrentados vários desafios entre ele a infraestrutura, a falta de formação dos docentes para utilização dos softwares é o grande desafio, pois para que o uso tecnológico funcione da forma correta e eficaz o docente deve conhecer como funciona os softwares e saber como utilizá-lo na aprendizagem do discente.

 

Referências

ABELLÓN. Marcos. As dificuldades para utilizar a tecnologia dentro da sala de aula das escolas públicas brasileiras. 2015. Disponível em < https://www.mobiletime.com.br/noticias/04/08/2015/as-dificuldades-para-utilizar-a-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula-das-escolas-publicas-brasileiras/#:~:text=Os%20principais%20obst%C3%A1culos%20s%C3%A3o%20o,o%20uso%20de%20aparelhos%20eletr%C3%B4nicos.>. Acesso em 20 dez. 2020.

ALEXANDRE. Edigley. 7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar. 2016. Disponível em < https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/7-softwares-que-todo-professor-de.html>. Acesso em 20 dez. 2020.

AMORIM. Americo N. Três Desafios na Implantação de Tecnologias em Escolas. 2015. Disponível em < https://escribo.com/2015/06/16/tres-desafios-na-implantacao-de-tecnologias-em-escolas/>. Acesso em 20 dez. 2020.

BRANDÃO. Leônidas de Oliveira. IGEOM. 2010. Disponível em < http://www.matematica.br/igeom/manual/pt/index.html?lang=pt>. Acesso em 20 dez. 2020.

BRITO. Rodrigo Alves. Charles Babbage: um cientista muito além de seu tempo. 2011. Disponível em < https://www.tecmundo.com.br/historia/16641-charles-babbage-um-cientista-muito-alem-de-seu-tempo.htm>. Acesso em 19 dez 2020.

CRUZ. Luana. Conheça softwares para ensino de Matemática.2020. Disponível em < https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/07/13/conheca-softwares-para-ensino-de-matematica/>. Acesso em 20 dez. 2020.

DIGITAL. “Softwares de matemática auxiliam a aprendizagem do aluno”, afirma professor da USP. 2011. Disponível em < https://www.professornews.com.br/educacao/educacao-na-era-digital/337-softwares-de-matematica-auxiliam-a-aprendizagem-do-aluno-afirma-professor-da-usp.html>. Acesso em 20 dez. 2020.

EDUCAÇÃO. Código Binário: o que é? 2018. Disponível em < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/codigo-binario-o-que-e/53475>. Acesso em 19 dez 2020.

FERREIRA. Ricardo K. L. Álgebra Booleana. Brasil Escola. 2018. Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/informatica/algebra-booleana.htm#:~:text=Para%20descrever%20os%20circuitos%20que,Boole%20(1815%20%2D%201864).>. Acesso em 19 dez 2020.

FONTOURA. Juliana. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. 2018. Disponível em < https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/>. Acesso em 20 dez. 2020.

GOGONI. Ronaldo. O que é Sofware. 2015. Disponível em < https://tecnoblog.net/311647/o-que-e-software/>. Acesso em 20 dez 2020.

INFORMATICA E TECNOLOGIA. História da informática. 2017. Disponível em < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/historia-da-informatica/53792>. Acesso em 19 dez 2020.

MALHEIROS. Adriane Salete Trevisian. Informática no Ensino da Matemática: uso nas séries finais do Ensino Fundamental. 2005. Disponível em < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2840/Malheiros_Adriane_Salete_Trevisan.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 20 dez. 2020.

NASCIMENTO. Xislene Santos. O uso das tecnologias educacionais na aula de matemática em turma do 5º ano do ensino fundamental. 2018. Disponível em < file:///C:/Users/JUNIOR/Downloads/161-Texto%20do%20artigo-467-1-10-20180317%20(2).pdf>. Acesso em 20 dez 2020.

NOÉ. Marcos. A informática no ensino da Matemática. 2019. Disponível em < https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-informatica-no-ensino-matematica.htm>. Acesso em 20 dez 2020.

PRIOR. Andre. O que é Tecnologia Educacional. 2011. Disponível em < https://www.oficinadanet.com.br/artigo/educacao_a_distancia/tecnologia-educacional>. Acesso em 19 dez 2020.

REDAÇÃO. História da Informática Como tudo começou. 2017. Disponível em < https://www.infocompu.com.br/infocom/historia-da-informatica/>. Acesso em 19 dez. 2020.

RIBEIRO. Fernanda. Qual importância da tecnologia na educação. 2019. Disponível em < https://studos.com.br/blog-importancia-da-tecnologia-na-educacao/>. Acesso em 20 dez 2020.

ROCHA et al. Uso da informática nas aulas de matemática: obstáculo que precisa ser superado pelo professor, o aluno e a escola. 2007. Pag. 225. Disponível em< http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/951>. Acesso em 20 dez. 2020.

SIMON. Andrei Feltrin. O uso das tecnologias no ensino da matemática em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul-SC. 2013. Disponível em < https://core.ac.uk/download/pdf/297690237.pdf>. Acesso em 20 dez. 2020.

UNICESUMAR. Educação e tecnologia: o grande desafio dos educadores. 2015. Disponível em < https://www.unicesumar.edu.br/educacao-e-tecnologia-o-grande-desafio-dos-educadores/>. Acesso em 20 dez. 2020.

WELTER. Maria Preis. Staub. Gabriela. Costa. L.M. A importância do uso da informática no processo ensino-aprendizagem da matemática. 2015. Disponível em < http://faifaculdades.edu.br/eventos/SEMIC/6SEMIC/arquivos/resumos/RES3.pdf>. Acesso em 20 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Artigos Científicos