História da Matemática: o que aborda a coleção “Matemática Essencial” para os anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21166/ctp.v5i7.4881Palavras-chave:
Livro Didático, História da Matemática, Conceitos MatemáticosResumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos em uma atividade realizada durante a disciplina de História da Matemática, no curso de Licenciatura em Matemática, cuja finalidade consiste em especificar as menções da História da Matemática (HM) em livros didáticos da disciplina nos anos finais do Ensino Fundamental. Como fonte de análise foi selecionada a coleção “Matemática Essencial”, composta por quatro exemplares destinados a cada ano do ensino fundamental, níveis anos finais. Consideramos as menções à perspectiva histórica no decorrer do desenvolvimento dos capítulos com os conteúdos trabalhados em sala de aula, investigamos as citações e o surgimento ou desenvolvimento de conceitos históricos matemáticos entre os enredos de aplicação do conteúdo, assim como as orientações a professores contidas no livro didático. Após elencar os dados, estes foram registrados em uma planilha utilizando o Google Planilhas, otimizando as citações em página, conteúdo e análise das citações, posteriormente, foi comparado a outras coleções com o objetivo de identificar o número de citações e as demais prerrogativas. No total foram encontradas 36 menções na coleção analisada. Dentre elas, há afirmações condizentes com outros autores, bem como outras que apresentam divergências. Destacamos com este trabalho, a importância de abordar a HM uma vez que ressalta a interação e simplifica a compreensão dos conceitos históricos desta disciplina vista por muitos como difícil e desafiadora.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. PNLD 2020: Matemática – guia de livros didáticos. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019. Acesso: 10 de junho de 2023.
BOYER, C.B. História da matemática. São Paulo: Edgard Blucher,1974
CELESTINO, K, G. As frações em algumas civilizações antigas. UNICENTRO, 2017. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/157/205. Acesso em 05 de junho de 2023.
COSTA, A. C. da. Referenciais Históricos e Metodológicos Para o Ensino de Frações. UFSCar, 2010. Disponível em: https://www.dm.ufscar.br/graduacao/attachments/article /156/282529.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2023.
COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
DARELA, E.; CARDOSO, M. C.; ROSA, R. C. História da matemática : livro didático – 3. ed. – Palhoça : UnisulVirtual, 2011. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/22091/1/fulltext.pdf. Acesso em: 01 de dezembro de 2023.
DCEs. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica – matemática. Curitiba: SEED-PR, 2008.
DELLA JUSTINA C. C. D.; MARTINS, L. C. A geometria oculta do método da raiz quadrada babilônica. Matemática Aplicada. Vol. 5, N. 19, 2014.
GASPERI, W.N.H.; PACHECO, E. R. A história da matemática como instrumento de interdisciplinaridade na educação básica. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/701-4.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2023.
GONÇALVES, R. G. O emprego do livro didático de Matemática no Ensino Fundamental da rede pública estadual. 2007. 40f. Monografia (Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior). Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma.
KAMERS, F. Pitágoras de Samos e o Teorema de Pitágoras. Monografia (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina ,Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96613/Fernando.pdf?sequence=1%3E. Acesso em 05 de junho de 2023.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. Disponível em: https://issuu.com/grupoautentica/docs/historia_ na_educacao_matematica. Acesso em 05 de junho de 2023.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
PATARO, P. M. BALESTRI, R. Matemática Essencial 6o ano : ensino fundamental, anos finais. 1. ed. São Paulo : Scipione, 2018.
PETERS, J. R. A História da Matemática no ensino fundamental: uma análise de livros didáticos e artigos sobre História. Florianópolis/SC 2005, Dissertação (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RODRIGUES, P.H. ARAMAN, E.M.O. REIS, T.H. Um convite aos números primos: o crivo de eratóstenes como objeto de aprendizagem. Anais do XIV encontro paranaense de educação matemática, Unioeste de Cascavel. 21 de setembro de 2017. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/88/201 Acesso em: 10 de junho de 2023.
SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da; RÉGNIER, Jean-Claude. Critérios de adoção e utilização do livro didático de Matemática no Ensino Fundamental do nordeste brasileiro: estudo exploratório baseado na análise estatística. In. ENCUENTRO INTERNACIONAL DE ANÁLISES ESTADÍSTICO IMPLICATIVO, 4, 2007. Anais do ASI4. Castellón (España): Universidad Jaume I, 2007, p. 1-17.