Coordenação dos registros algébrico e gráfico no estudo das funções seno e cosseno em um livro didático do ensino médio sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

  • Eduardo Brandl Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama
  • Ilizete Gonçalves Lenartovicz Instituto Federal Catarinense- Campus Ibirama
  • Júlia Pavanello Instituto Federal Catarinense- Campus Ibirama

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i7.4622

Palavras-chave:

Livro didático, Registros de Representação Semi´ótica, Função seno, Função cosseno

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a abordagem do objeto matemático funções trigonométricas seno e cosseno em um livro didático de Matemática do Ensino Médio. De modo específico, a pesquisa teve como objetivo analisar a presença e a mobilização entre os registros algébrico e gráfico na apresentação deste conteúdo e nas atividades propostas pelo livro didático, de forma a verificar se elas contribuem para a coordenação entre estes registros sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Esta teoria desenvolvida por Raymond Duval tem se mostrado importante por considerar as especificidades do conhecimento matemático, pois tem como pressuposto que o acesso aos objetos matemáticos se dá exclusivamente por meio de suas representações, sendo necessária a apreensão de diferentes registros e a coordenação entre eles para a compreensão do objeto matemático em estudo. Os critérios de análise foram organizados de acordo com a referida teoria e a análise mostrou que há correlação com a Teoria de Duval, pois o livro didático busca apresentar alguns aspectos que remetem a esta teoria, no entanto apresenta parcialmente a abordagem de interpretação global de propriedades figurais no tratamento gráfico. Também não explorou todas as possibilidades de relação entre as unidades significantes do registro algébrico e as variáveis visuais do registro gráfico. Pontua-se ainda que embora a indicação de uso do software GeoGebra tenha constituído um avanço, não foi usado para possibilitar a efetiva coordenação entre os registros.

Biografia do Autor

Eduardo Brandl, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Especialização em Psicopedagogia (2006) e em Metodologia do Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2018). Atualmente é Professor Efetivo de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama.

Ilizete Gonçalves Lenartovicz, Instituto Federal Catarinense- Campus Ibirama

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática pela Furb (2004), Especialização em Educação Matemática pela Furb (2008) e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Furb (2013). Tem experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior. Atualmente atua como professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (campus Ibirama) no curso de Informática, Vestuário e Administração Integrados ao Ensino Médio, no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e no curso de Especialização em Educação Interdisciplinar.

Júlia Pavanello , Instituto Federal Catarinense- Campus Ibirama

 Atualmente, cursa o técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama.

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos Científicos