Dificuldades no ensino da Matemática durante a pandemia do covid-19

Autores

  • Vanessa Regina Maia Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Ana Paula Minati Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Maria Clara Rese Hack Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Lindomar Souza Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i7.4184

Palavras-chave:

Educação Matemática., Dificuldades., Estratégias., Covid-19, Ensino Remoto

Resumo

A pandemia do covid-19 afetou diretamente o método de aprendizagem e ensino. Nesta pesquisa interessou-se investigar como os professores de Matemática conseguiram superar os desafios encontrados nesse período. Para que se pudesse compreender as dificuldades e entender as estratégias usadas pelos professores, foi necessário submeter os sujeitos a um questionário online, distribuído através do Whatsapp e formulado na plataforma Google Forms. A abordagem utilizada para se desenvolver esta pesquisa foi um estudo de caso, pois o fenômeno estudado influenciou diretamente os métodos de ensino dos professores entrevistados. O estudo de caso permitiu que nós analisássemos as respostas a partir de 7 (sete) perspectivas diferentes, cada professor utilizou do seu contexto histórico e experiência para expressar as suas dificuldades enfrentadas e estratégias utilizadas durante o ensino remoto. Notou-se que a falta de conhecimento em ferramentas tecnológicas prejudicou o ensino, uma vez que os professores precisaram se adaptar rapidamente ao ambiente online. Muitos professores demoraram para conseguir produzir aulas interativas que engajassem os alunos e “prendesse” a atenção dos mesmos, causando assim um déficit no ensino da Matemática.

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos Científicos