Estratégias de ensino-aprendizagem eficazes para a EJA EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v5i7.4147

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Abordagens Pedagógicas, EJA, EAD

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades educacionais por meio do Ensino a Distância (EAD). Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para a EJA na modalidade EAD, considerando os desafios enfrentados. A relevância desse estudo reside na influência direta das estratégias de ensino-aprendizagem nos resultados educacionais e no engajamento dos estudantes. Através de uma revisão de literatura abrangendo estudos recentes, busca-se identificar abordagens pedagógicas eficazes, vantagens, desafios e resultados obtidos na EJA EAD. Espera-se que este estudo contribua para o avanço do conhecimento e forneça subsídios para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas na criação de programas mais eficientes e inclusivos para a EJA EAD. Conclui-se que as estratégias de ensino-aprendizagem eficazes na EJA EAD têm o potencial de transformar a experiência educacional dos estudantes adultos, permitindo que eles desenvolvam seu potencial e alcancem melhores resultados acadêmicos. Ao adotar abordagens personalizadas, promover a interação, utilizar tecnologias, aplicar a avaliação formativa e incentivar a autonomia dos alunos, os educadores podem proporcionar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz para a EJA EAD.

Biografia do Autor

Diane Serpa, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná, Especialista em Informática para Educação pela Faculdade Alfamérica, Especialista em Matemática e Física pela Faculdade Futura, Especialista em Ensino Lúdico, Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula, Metodologia do Ensino da Matemática pelo Instituto Intervale, Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação pela ULBRA/Canoas-RS. Atua como Professora de Matemática do SENAC EAD e no Estado do RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática - GPDSTEM através da linha de pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) através da linha de pesquisa: Processos Educativos e Linguagem.

Referências

ARAÚJO, L. S. Personalização do Ensino no Ambiente Virtual: uma Análise da Educação de Jovens e Adultos a Distância. Revista Espaço Pedagógico, 29(1), 119-137. 2022.

BARBOSA, A. S. Educação de jovens e adultos a distância: uma revisão bibliográfica. Revista Thema, 18(1), 271-289. 2021.

BARBOSA, A. M., Oliveira, M. M., & Moreira, D. S. A utilização de tecnologias no processo de avaliação na EJA. Revista Brasileira de Educação e Tecnologia, 13(3), 12-26. 2020.

GONÇALVES, R. S.; LIMA, J. F.; FERREIRA, A. M. Estratégias de avaliação formativa na EJA EAD: um estudo exploratório. Revista Avaliação Educacional, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 123-140, 2020.

LIMA, R. R. Desafios da educação de jovens e adultos a distância no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 6(10), 101-118. 2021.

MARTINS, L. R.; PEREIRA, S. M.; RIBEIRO, A. B. Interação e colaboração na EJA EAD: análise de um curso piloto. Revista Educação em Foco, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 78-95, 2019.

MENDES, C. S. Avaliação formativa na educação de jovens e adultos: perspectivas e desafios. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 2(1), 95-109.2023.

OLIVEIRA, M. S.; SANTOS, P. R.; SILVA, L. A. Tecnologias digitais e estratégias de ensino-aprendizagem na EJA EAD: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 87-102, 2021.

OLIVEIRA, E. M., Costa, L. A., & Silva, K. S. Educação de Jovens e Adultos: Ensino EAD como Alternativa de Aprendizagem. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, 6(1), 260-269. 2019.

RODRIGUES, F. A.; SANTANA, J. M.; MORAIS, A. B. Feedback e autonomia na EJA EAD: uma análise qualitativa. Revista de Pesquisa em Educação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 165-180, 2018.

SANTOS, J. P., Oliveira, F. R., & Costa, L. F. Feedback no Ensino a Distância: Ações e Possibilidades na Educação de Jovens e Adultos. Revista Olhares, 9(1), 38-53. 2022.

SANTOS, V. L., Rocha, A. M., & Lopes, M. F. A EJA em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino a distância. Revista Prática Docente, 7(1), 92-110. 2022.

SANTOS, R. A., Pereira, L. M., & Gonçalves, J. A. Feedback pedagógico e aprendizagem no ensino a distância. Revista Perspectiva, 40(3), e21147. 2022.

SILVA, A. M., Rodrigues, E. M., & Oliveira, E. R. A importância do uso da tecnologia na EJA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 5(8), 62-79. 2020.

SILVA, J. P., Silva, E. S., & Cardoso, F. C. Avaliação formativa: uma possibilidade pedagógica na educação de jovens e adultos. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação de Jovens e Adultos. 2021.

SOUZA, A. B.; SILVA, C. D.; CARVALHO, E. F. Estratégias de ensino-aprendizagem eficazes para a EJA EAD: uma revisão sistemática. Revista Educação e Tecnologia, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 45-60, 2022.

SOUZA, M. C., Silva, A. B., & Carvalho, L. S. Colaboração e interação na educação a distância: o desafio do trabalho colaborativo na educação de jovens e adultos. Revista Humanidades & Inovação, 8(1), 127-142. 2021.

SOUZA, M. P., Freitas, V. C., & Macedo, E. R. Avaliação formativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA): contribuições para a aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 21(69), 2095-2114. 2021.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos Científicos