A Modelagem matemática como uma alternativa de ensino na disciplina de física

Autores

  • Vilmar José Pedron Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia
  • Gilmar de Oliveira Veloso Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i4.2762

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o perfil dos professores de Física quanto ao uso da Modelagem Matemática em aulas de Física do ensino médio, nas escolas públicas, estaduais e federal do município de Concórdia e região, através de uma abordagem quali-quantitativa. Atualmente, os recursos didáticos mais utilizados pelos professores de Física, são problemas contextualizados, simulações computacionais e atividades experimentais que incentivem o raciocínio lógico e o espírito crítico do aluno. Na prática, observa-se que a maioria dos professores de Física não utilizam a MM. O instrumento de coleta de dados foi um questionário seguido da análise dos mesmos. Na tentativa de validar a hipótese de que o uso da MM no ensino de Física é pouco utilizado por representar ou falta de preparação/conhecimento dos professores ou uma demanda muito grande de trabalho para os professores ou ambas; também foi utilizada a pesquisa bibliográfica através da internet em sites de revistas eletrônicas e em anais de congressos da área. No presente trabalho, foram entrevistados 21 professores, desses, 85,71% afirmaram conhecer a metodologia e 66,67% não utilizam em sala de aula. O principal motivo de não utilizar a MM em sala de aula, foi a falta de tempo para planejamento, sendo a utilização de exercícios, a metodologia mais utilizada. Referente ao livro didático, aproximadamente 86% dos docentes utilizam como recurso metodológico, contudo, desses, apenas 33% disseram que esses livros trabalham com a MM. Com isso, recomenda-se formações para os professores, para que estes, utilizem mais MM em suas aulas.

Referências

ANDRADE FILHO, B. M. DE; RAUEN, F. J. Modelagem Matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas. Educação Matemática Debate, v. 4, 2020.

ARTUSO, Alysson Ramos et al. Livro didático de física–quais características os estudantes mais valorizam? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n.4, 2019.

BARBOSA, Jonei C.. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 268f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

BRASIL. PCN Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas técnologias;Ministério da Educação, 2014.

BURAK, D.; MARIA RIBEIRO DE ARAGÃO, R. A MODELAGEM MATEMÁTICA E RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 1a ediçãp ed. Curitiba: CVR, 2012.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

CARARO, E. D. F. F.; KLÜBER, T. E. Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência. Reflexão e Ação, v. 28, n. 1, p. 273–289, 2020.

CEOLIM, A. J. et al. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 58, p. 760–776, 2017.

COSTA, T M. Elementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, 2014.

DANIEL, Murilo Fugikava A Modelagem Matemática como panorama para o ensino de Física, 2020 63 p. (mestrado profissional) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo Mozart Medeiros de; VEIT, Eliane Angela. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs. Física na escola. São Paulo. v. 11, n. 2, 2010, p. 30-33.

FÉLIX, V.; MADRUGA, Z. A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, n. 21, p. 475–495, 2021.

FERREIRA, N. S.; ARAUJO JUNIOR, C. F. Contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento de ações de motivação e engajamento no Ensino Médio. Boletim Online de Educação Matemática, v. 8, n. 15, 2020.

FERRUZZI, E. C.; ALMEIDA, L. M. W. DE. Diálogos em modelagem matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 2, 2015.

GALVÃO, L. M.; REHFELDT, M. J. H.; SCHUCK, R. J. Modelagem Matemática: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, 2021.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, n. 44, p. 145-163, 2012.

LIMA, N W; OSTERMANN, F; CAVALCANTI, C J H. Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno brasileiro de ensino de física. v. 34, n. 2, p. 435-459, 2017.

MACHADO MAGNUS, M. C.; CALDEIRA, A. D.; DUARTE, C. G. Problematizando Enunciados no Discurso da Modelagem Matemática. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 30, n. 56, 2016.

MARTINS, Alisson Antonio, GARCIA Nilson Marcos Dias. Artefato da cultura escolar e mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise. Educar em Revista, v. 35, n. 74, p. 173-192, 2019

MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Reflexões sobre a ação pedagógica no desenvolvimento da modelagem matemática. Zetetike, v. 25, n. 2, 2017.

MORAES, José Uibson Pereira. O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, v. 7, n. 9, 2011.

NEIDE, I. G. et al. Percepções dos professores sobre o uso do software Modellus em uma experiência de modelagem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 2, 2019.

NINOW, V.; KAIBER, C. T. O projeto “Lançamento de Projéteis”: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 300–3017, 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, V. F. DE et al. A Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 1, p. e2011, 2021.

PEDRA, C L; DOMINGOS, J V; SALES, A. A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS. ANAIS DO XIII SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (XIII SESEMAT), p. 181.

PIMENTEL, Jorge Roberto. Livros didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 15, n. 3: p. 308-318, 2006.

REIS, E. F.; QUARTIERI, M. T.; STROHSCHOEN, A. A. G. MODELAGEM MATEMÁTICA E BIOLOGIA ASSOCIADAS PARA ESTUDO DA LEISHMANIOSE NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 2017.

SANTOS, D. DOS. Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matética e física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

SETTI, E. J. K. et al. Modelagem matemática e física: uma experiência com foguetes. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...2016

SIQUEIRA, Marcio Alexandre. Modelagem matemática e livro didático no ensino médio. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática; Universidade Federal do Paraná, 2014.

SOARES, M. R. Modelagem matemática na sala de aula: uma abordagem interdisciplinar no ensino de física. Revista Dynamis, v. 22, n. 2, 2016.

SOARES, M. R. O conceito de funções nas atividades de modelagem matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. ISSN 2238-8044, v. 6, n. 1, p. 85–97, 2017.

SOARES, R S. O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas. 2017.

SOUZA, E. S. R. DE. Efeitos de um ciclo de modelagem no contexto do ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 600–627, 2021.

SOUZA, E. S. R. DE; SANTO, A. O. DO E. Modelagem Matemática no Ensino de Física Recursos Didático-Pedagógicos. Encontro Paraense de Educação Matemática Cultura e Educação Matemática na Amazônia, p. 12, 2010.

VERONEZ, M. R. D.; CASTRO, É. M. V. DE. Intervenções do Professor em Atividades de Modelagem Matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 431–450, 2018.

YABIKU, K. R.; BERNARDO, E. P. Uma abordagem interdisciplinar no ensino da física por meio da matemática e dos recursos tecnológicos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 85098- 85108, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos