O ensino de Matemática na rede municipal de Concórdia/SC no contexto da pandemia: perspectivas à formação de professores a partir do TPACK

Autores

  • Thaís Elisa Moretto Pelizzaro Instituto Federal Catarinense
  • Jackson Ricardo Pereira de Lucena Silva Instituto Federal Catarinense
  • Andriceli Richit Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.21166/ctp.v3i4.2756

Palavras-chave:

TPACK., Ensino, Tecnologias, Formação de Professores.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar aspectos do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) que impactaram as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Concórdia/SC no contexto do ensino remoto, compreendendo como foi a construção e utilização do TPACK durante o período pandêmico. Nesta perspectiva, percebe-se que ministrar aulas almejando o aprendizado efetivo dos alunos, em um momento marcado pela pandemia da Covid-19, tornou-se uma adversidade singular. Frente a isso, os professores, nas diversas áreas do conhecimento, se viram obrigados a reinventar as formas de ensino, as quais seguiam o modelo remoto, utilizando os meios digitais e tornando a tarefa do professor mais desafiadora e importante, passível de uma adaptação ao mundo tecnológico. Neste contexto, na primeira seção a pesquisa conduz a compreensão do conceito e dos aspectos da construção do TPACK apresentado por Mishra e Koehler (2006). Para tanto, na segunda seção será pormenorizado o desenvolvimento do projeto ao qual serão tratados os dados coletados através de questionário, pleiteando os aspectos da formação acadêmica, conhecimentos tecnológicos, capacitação, aprendizagem, métodos e dificuldades de ensino, os quais serão apreciados através da Análise do Conteúdo, sendo que a pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa. Por meio deste artigo é possível compreender como a construção do TPACK no contexto da pandemia se desenvolveu e impactou as práticas pedagógicas no ensino remoto, tendo em vista as dificuldades e superações enfrentadas pelos professores em um avanço tecnológico que não poderá retroagir.

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Publicado

2022-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos